Paraná

FUTEBOL

Começam os desafios mais importantes do ano no futebol

Com calendário cheio, Athletico deve disputar nove partidas em abril

Curitiba (PR) |
Futebol brasileiro enfrenta maratona e violência nos estádios - Foto: José Tramontin / athletico.com.br

Nesta semana, foram definidos em sorteio os grupos da Libertadores da América e a terceira fase da Copa do Brasil. Além disso, começa em abril também o Campeonato Brasileiro, fazendo com que os times mais fortes entrem numa verdadeira maratona. 

A Athletico, por exemplo, terá dois jogos pelas finais do campeonato paranaense contra o Cascavel, duas partidas pela Copa do Brasil contra o CRB-AL, dois jogos pela Libertadores, contra o Alianza Lima e Galo, além de três partidas pelo Brasileirão, contra Goiás, Fluminense e Galo novamente. São nove jogos em quatro semanas, calendário que irá desgastar os times que estão nas finais dos estaduais e nas três competições mais importantes do ano. Com o agravante de viagens, como a que terá de fazer à capital do Peru na estreia da “Liberta”. 

O Coritiba tem um calendário menos apertado por conta de ter sido eliminado no estadual e não estar numa competição sul-americana, mas terá de melhorar muito nos desafios contra o Sport pela Copa do Brasil e nos três confrontos de abertura do Brasileirão, contra Flamengo (no Rio de Janeiro), e Fortaleza e São Paulo (em casa). Desafios difíceis para um time que ainda não se encontrou e precisa passar de fase na Copa do Brasil, por conta dos valores que podem ser recebidos e que farão bem aos cofres alviverdes, e acumular pontos no brasileiro para não passar pelo aperto de disputar rebaixamento no final do campeonato. 

Triste violência 

Se o calendário do futebol fica quente a partir deste mês, há coisas que precisam mudar há muito tempo. Entre elas a violência nos estádios, como a que se viu na semifinal do campeonato gaúcho. Após a desclassificação dos colorados para o Caxias nos pênaltis, confusão entre jogadores, torcedores invadiram o gramado. Houve até pai que entrou no campo com uma menina de 3 anos no colo para agredir jogador.  

Por conta disso, o Inter foi denunciado no TJD-RS por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens, invasão de campo e lançamento de objetos em campo de jogo". O julgamento deve acontecer nos próximos dias. Mas é bom lembrar que a violência não é exclusividade dos gaúchos e foi vista, há pouco tempo, nos gramados paranaenses com jogadores brigando no clássico entre Coxa e Athletico.

Edição: Lucas Botelho