Paraná

Arte e cultura

Exposição ‘É ser Odelair” traz as memórias e vivências da atriz paranaense

Uma das principais atrizes do Paraná, sofreu preconceito pela opção de trabalho e por sua cor

Paraná |
Exposição acontecerá no Café do Teatro, de 01 de março até 04 de abril - Divulgação

A Cia Kà de Teatro, com o apoio do novo Café do Teatro em Curitiba, traz ao público a Exposição: ''É SER ODELAIR.'' Um projeto que busca preservar a memória da atriz paranaense Odelair Rodrigues, e valorizar sua trajetória no teatro, rádio e TV.

No dia 27 de Janeiro Odelair completa 88 anos de vida e, para o diretor de teatro e responsável pelo acervo, Kelvin Millarch, a melhor forma de homenageá-la é através da visibilidade ao seu trabalho.  A exposição acontecerá no novo Café De Teatro a partir do dia 01 de março.

A história dessa atriz paranaense começou em 1952, quando passou a integrar o grupo de Teatro Experimental do Colégio Estadual do Paraná. Odelair entrou em cena no espetáculo "O filho pródigo." Formou-se em contabilidade e por não conseguir se posicionar profissionalmente na área foi trabalhar como doméstica.

Ajudou a fundar o Teatro de Bolso, localizado na Praça Rui Barbosa, e foi integrante do Teatro de Comédia do Paraná. Ganhou diversas premiações ao longo de sua vida profissional.

Casou-se, mudou para o Rio de Janeiro, e retornou a Curitiba. Viveu preconceitos, devido a cor de sua pele, desde adolescente.

A atriz Amanda Soares que dá vida à Odelair no espetáculo Odelair: Uma Peça Teatral, diz que a exposição tem muito significado por dar visibilidade à uma artista negra que sofreu muito preconceito em Curitiba.  ''Essa exposição é muito significativa porque não é contar apenas a história de uma artista negra, é contar a história do teatro paranaense a partir das contribuições dessa artista que era uma mulher preta em uma cidade branca e racista, é refletir histórias que estão sendo escritas no presente, é resgatar parte do que somos, tanto como artistas quanto como curitibanos.''

Já a proprietária do novo Café do Teatro, Barbara Passos, reforça: “Odelair é um símbolo de força e resistência. Mulher, negra, que trabalhou com arte em um período político e social muito difícil da história brasileira. Ela fez história e, pelo Café do Teatro ser um espaço de acolhimento e respeito às artes, nos sentimos extremamente honrados de receber essa mostra."

Além da exposição, nos dias 02 e 20 de março, também serão apresentadas no Café do Teatro, a performance “Odelair, uma peça teatral”.


Serviço:

Exposição:  01/03 até 10/04

Local: Novo Café do Teatro - Rua XV de Novembro, 1037 (próximo ao Guairinha) Curitiba, PR

Horário: Diariamente a partir das 20h

Entrada Gratuita. 


Odelair Rodrigues / Divulgação

Edição: Frédi Vasconcelos