Paraná

Arte e cultura

“Língua em Revista” estreia em Curitiba inovando com Teatro Bilíngue

Espetáculo acessível une drama, comédia e autobiografias para pensar a língua como identidade

Paraná |
íngua em Revista, parte das vivências, desejos e histórias de atores e atrizes do elenco para pensar a língua e a linguagem através de seus aspectos identitários, históricos e culturais. - Elenize Dezgeniski

Unir pessoas surdas e ouvintes nas plateias e nos palcos através de espetáculos simultaneamente interpretados na Língua Brasileira de Sinais e em Português. Esse é o objetivo da curitibana Cia. Fluctissonante, companhia precursora em arte acessível no país. Em agosto, a Companhia estreia sua mais recente montagem para adultos: Língua em Revista,  parte das vivências, desejos e histórias de atores e atrizes do elenco para pensar a língua e a linguagem através de seus aspectos identitários, históricos e culturais.  

De 03 a 20 de agosto o público curitibano poderá conferir a temporada de estreia do espetáculo gratuitamente, no Teatro José Maria Santos. Embora línguas como o português e a Libras sempre tenham sido exploradas pela companhia, esta é a primeira vez que elas surgem como tema de um espetáculo.  

Para transitar pelos diversos aspectos da língua, o coletivo elegeu linguagens como o teatro de revista, o cabaré e o teatro documental, convidando os diretores Ricardo Nolasco e Igor Augustho para conduzirem a criação.  

 A dramaturga curitibana Leonarda Glück foi convidada para realizar a tarefa de organizar e reunir todo o material produzido em sala de ensaios. Em seu texto, numa espécie de revista contemporânea, os atores Lucas dos Santos e Marcel Malê e as atrizes Catharine Moreira e Helena de Jorge Portela revezam-se entre personagens e entre suas próprias histórias. São 12 cenas reunidas. Elas dão lugar a momentos em que os artistas contam suas próprias histórias de vida, cenas corporais-coreográficas, dirigidas por Katia Drummond e, também, a personagens mais caricatos e farsescos. 

“Inventamos juntos o que seria uma revista contemporânea e bilíngue, resgatando a tradição da Revista Brasileira, com seus aspectos fragmentários e populares, mas fazendo novas misturas com o desejo de trazer questões biográficas e as discursividades e línguas de cada atuador,” destaca Ricardo Nolasco, pesquisador das linguagens do cabaré e do teatro da revista. 

A temporada reúne 12 apresentações, todas gratuitas. Para retirar ingressos, basta comparecer ao teatro a partir de 60 minutos antes das sessões. No dia 19 de agosto, a apresentação contará com audiodescrição.  

 

SERVIÇO  

Língua em Revista  

De 3 a 20 de agosto.  

Quinta a sábados às 20h e domingos às 19h  

Teatro José Maria Santos - Rua 13 de Maio, 655 - São Francisco  

Acessível em Libras e Português.  

No dia 19 de agosto haverá sessão com audiodescrição.  

Entrada Franca.  

Retirar ingressos a partir de 1 hora antes no teatro. Sujeito à lotação.  

Classificação: 16 anos.  

 

Edição: Ana Carolina Caldas