Paraná

Futebol masculino

Coluna | A era do porco e do urubu (ou dos times que mais têm dinheiro)

Com os melhores elencos, Palmeiras e Flamengo “mandam” no futebol brasileiro

Curitiba (PR) |
Palmeiras se tornou, nesta semana, o maior campeão brasileiro de todos os tempos - Divulgação

O futebol brasileiro, após duas semanas de decisões com Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores, definitivamente tem dono. Ou donos. Palmeiras, com o título do Brasileirão definido neste meio de semana, e as conquistas do Flamengo sobre Corinthians e Athletico se consolidaram definitivamente no topo do esporte no país. No sábado (29), jogando em Guayaquil (EQU), o rubro-negro carioca levou pela terceira vez a Taça da Libertadores, após vencer os paranaenses por 1 a zero.

Em três anos foi o sexto título, incluindo Brasileirão, Recopa e Copa do Brasil, além do vice da Libertadores em 2021 e o Mundial de Clubes em 2019, para o Liverpool. No lado alviverde, com os caixas reforçados há anos pela empresa financeira Crefisa, o Palmeiras levou duas Libertadores seguidas, os Brasileiros de 2022 e 2018, além da Copa do Brasil de 2020. Além dos títulos, ganharam boladas milionárias em prêmios, distanciando-os ainda mais dos outros times.

Dinheiro sobrando

A retomada dessas equipes passa pelos dois maiores orçamentos do futebol brasileiro, com o Flamengo atingindo cerca de R$ 1 bilhão de receitas por ano, e o Palmeira chegando perto, além do forte investimento de empresas parceiras, que possibilitou a formação de elencos caros, com grandes contratações.

Diferentemente de rivais de Rio, São Paulo e outros estados, que quebraram e agora estão apostando no modelo de Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) para tentarem pagar as contas, Palmeiras e Flamengo mantiveram os cofres cheios e fizeram a lição de casa. “O futebol de hoje cobra cada vez mais responsabilidade nas finanças e na administração. Times que até há pouco só lutavam contra o rebaixamento sobem na tabela por conta de sua estrutura”, diz o jornalista esportivo Danilo Lavieri em sua coluna no portal UOL.

Palmeiras e Flamengo agora fazem mais uma final, desta vez da Supercopa do Brasil, que deverá ocorrer em 2023, em 28 de janeiro, em local a ser definido. Será a segunda vez que as equipes definirão o torneio que reúne o campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão. Em 2021, o Flamengo venceu os paulistas nos pênaltis e se sagrou bicampeão.

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini