Paraná

Futebol masculino

Coluna | Athletico e Flamengo se preparam para a final da Libertadores

Confira o Raio-X da decisão que ocorrerá em Guayaquil (Equ) no próximo dia 27

Curitiba (PR) |
Vitor Roque é promessa de gols na final - Divulgação/Athletico

Faltando menos de um mês para a decisão da Comenbol Libertadores, que ocorrerá no dia 27, Athletico Paranaenses e Flamengo vêm se preparando para a aguardada partida no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil-EQU.

Enquanto a decisão não chega, rubro-negros paranaense e carioca ainda disputam o Brasileiro e, no caso do Flamengo, tem a final da Copa do Brasil pela frente contra o Corinthians.

Terceira decisão seguida entre brasileiros no principal torneio de clubes do continente, para o Athletico uma vitória poderá significar o título inédito depois de ter batido na trave em 2005. O Flamengo busca o tri, depois de vencer em 2019, e ser derrotado nos acréscimos pelo Palmeiras na edição passada.

Raio-X do Furacão

A equipe de Luis Felipe Scolari garantiu presença em Guayaquil após duas classificações históricas nas quartas e na semi contra Estudiantes e Palmeiras, e viu a estrela de sua principal contratação, o atacante Vitor Roque, brilhar.

Com um sistema defensivo bem montado, típico dos times de Felipão, o Furacão também demonstra bom desempenho no ataque na temporada. Solidez tem sido a palavra de ordem no CT do Caju, já que desde a chegada de Scolari foram apenas 6 derrotas em 37 jogos. Na Libertadores, perdeu apenas 2 em 12 jogos.

  • Xerifão: Thiago Heleno, zagueiro  

  • Paredão: Bento 

  • Coringa: Fernandinho 

  • Promessa: Vitor Roque 

Raio-X do Flamengo

Bicampeão da Libertadores e finalista pela terceira vez em quatro anos, o Flamengo entra com ares de favorito pelo elenco recheado de craques badalados e com chance de estarem na Copa do Mundo, como os atacantes Pedro e Gabigol, além do meia Everton Ribeiro.

Depois da saída de Jorge Jesus, em meados de 2020, os cariocas não conseguiram se encontrar com um novo técnico, tendo dado oportunidades para Rogério Ceni, Domenéc Torrent, Renato Gaúcho, e o português Paulo Sousa.

Sem conseguir futebol que agradasse à torcida, a diretoria do Urubu conseguiu com um velho conhecido restabelecer parte do futebol que encantou em 2019. Sob o comando de Dorival Jr, o Flamengo se recuperou e conseguiu vaga na final da Libertadores. O aproveitamento do Fla com Dorival chega a 75%. 

  • Xerifão: David Luis, zagueiro  

  • Paredão: Santos 

  • Coringa: João Gomes 

  • Promessa: Pedro

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini