Paraná

Educação

UFPR abre vagas para reingresso de refugiados em cursos de graduação

Processo de seleção não tem prova nem taxa de inscrição; inscrições vão até 28 de outubro

Curitiba (PR) |
Recepção na UFPR de imigrantes refugiados em 2019 - Foto: Marcos Solivan

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 65 vagas destinadas a migrantes refugiados, solicitantes de refúgio ou com visto humanitário que desejem continuar aqui cursos de graduação iniciados em outros países. As vagas são para início no próximo semestre letivo e os interessados podem se inscrever até 28 de outubro, pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR.

O processo para reingresso de migrantes em curso superior existe na UFPR desde 2014. O objetivo é facilitar a conclusão dos estudos por pessoas que normalmente enfrentam toda sorte de dificuldades após deixarem seus países. Assim, não existe prova para reingresso e nem taxa para inscrição no processo de seleção.

Os candidatos devem se inscrever para cursos com as mesmas características daqueles que cursavam em seus países de origem. As vagas disponíveis estão distribuídas em 59 cursos e podem ser conferidas no edital do processo.

A classificação será definida com base na análise da documentação exigida e o resultado será divulgado a partir do dia 2 de dezembro.

Edição: Lia Bianchini