Paraná

Saúde

Curitiba bate recorde de dias sem mortes por covid-19

No início de setembro, capital ficou nove dias consecutivos sem vítimas fatais do vírus

Curitiba (PR) |
Secretária da Saúde de Curitiba ressalta importância de manter cuidados para evitar infecção - Breno Esaki/Agência Brasília

No período entre 7 e 15 de setembro deste ano, Curitiba passou nove dias consecutivos sem mortes por covid-19. Número recorde para a cidade desde 2020. O maior número de dias sem mortes registrado anteriormente tinha sido entre 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, com oito dias consecutivos.

O epidemiologista da Secretaria Municipal da Saúde, Diego Spinoza, ressalta que é importante esclarecer que os dados se referem especificamente aos óbitos de acordo com a data real de sua ocorrência. “Esse dado só é obtido quando se faz uma análise em retrospecto dos dias anteriores”, diz.

Ele explica que os boletins da prefeitura, por outro lado, trazem os dados pela data de divulgação e não pela data de ocorrência. “Isso significa que, nos boletins, a morte divulgada em um determinado dia refere-se, na verdade, a um óbito ocorrido em dias anteriores”, aponta. “Isso acontece porque cada morte suspeita passa por investigação”, complementa Spinoza.

Para a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, “é um grande avanço”. Ela afirma, porém, que é importante manter o alerta, pois do dia 16 a 23 de setembro ocorreram cinco mortes. "Precisamos manter os esquemas vacinais em dia, uso de máscara e isolamento de pessoas com sintomas respiratórios”, orienta.

Edição: Lia Bianchini