Paraná

Saúde

Com 60 mortes por dengue, Paraná está em situação de emergência

Dos 399 municípios do estado, 376 tiveram casos confirmados da doença

Curitiba (PR) |
O Paraná é o quarto estado do país com maior incidência da dengue - Paulo Pinto/ Agência Brasil

O Paraná registra 60 mortes por dengue e mais de 100 mil casos confirmados em todo o estado.

As informações são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (19). São mais de 260 mil notificações da doença, um aumento de 15% em relação à semana anterior. 

O estado está em situação de emergência em saúde pública desde quinta-feira (14). A decisão foi tomada justamente devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados. O decreto tem vigência de 90 dias e o objetivo de reforçar ações adotadas para o controle e combate da dengue.

Dados do boletim também revelam que 376 dos 399 municípios paranaenses tiveram casos confirmados de doença – o que abrange 94% do estado. São 1.575 casos a cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica.

O Paraná é o quarto estado do país com maior incidência de dengue, ficando atrás apenas do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, de acordo com o Centro de Operação em Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

Mobilização estadual contra a dengue


O Estado lançou uma campanha para intensificar as ações de combate e prevenção da dengue / Foto: Geraldo Bubniak/ AEN

Na semana passada, a Sesa anunciou um aporte financeiro de R$ 93 milhões destinado ao reforço das medidas de combate à dengue nos municípios. Este investimento tem como finalidade intensificar as iniciativas de prevenção, promoção e proteção da saúde, com destaque para a compra de medicamentos, apoio a hospitais de referência e aquisição de tablets para otimizar o trabalho de agentes de campo.

O governo do estado também lançou uma campanha de combate e intensificou as ações em todo o estado. Entre essas ações estão as visitas de agentes de endemia às casas das pessoas, para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, recomendações relacionadas ao uso de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Agora o imunizante também pode ser aplicado em crianças e adolescentes de 12 a 14 anos - 17ª Regional de Saúde de Londrina / Foto: Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR)

O estado também está expandindo a campanha de vacinação contra a dengue. Foram mais de 35 mil doses distribuídas para cerca de 30 municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e a 17ª Regional de Saúde de Londrina.

Antes destinado para crianças de 10 a 11 anos, agora o imunizante pode ser aplicado em crianças e adolescentes de 12 a 14 anos.

“Quero convocar a população dos 30 municípios para se vacinar. Temos vacinas disponíveis, estamos preparados. Pouco mais de 20% das vacinas foram aplicadas nas nossas crianças, isso é muito pouco. Precisamos da colaboração e conscientização dos paranaenses para aumentarmos essa cobertura e proteger nossas crianças da dengue”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Edição: Pedro Carrano