Paraná

Saúde

UFPR seleciona voluntárias para pesquisa clínica sobre fibromialgia

Estudo será aplicado em grupo de 60 mulheres, de 18 a 60 anos, com o diagnóstico da doença

Curitiba (PR) |
Estudo vai avaliar os efeitos do uso da laserterapia no tratamento da dor crônica - Reprodução

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai conduzir um estudo para avaliar os efeitos do uso da laserterapia no tratamento da dor crônica em pacientes com fibromialgia. Para isso, o Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia seleciona 60 mulheres, de 18 a 60 anos, com o diagnóstico da doença.

As voluntárias passarão por avaliações e intervenções com ou sem o uso da técnica conhecida como Irradiação Intravascular de Sangue a Laser Modificada (mILIB, em inglês).

Raciele Ivandra Guarda Korelo, coordenadora da equipe que conduzirá o estudo, explica que a técnica age no sistema circulatório e imunológico, aumentando a circulação, o aporte de oxigênio, de nutrientes, combatendo radicais livres que aceleram o envelhecimento e o aparecimento de doenças, entre outros benefícios. “Seu uso é difundido na prática clínica para o tratamento da dor crônica, porém com poucas pesquisas no caso de pacientes com fibromialgia”, diz.

O estudo é fruto de parceria da UFPR com a Ecco Fibras, que forneceu quatro aparelhos portáteis e vestíveis desenvolvidos para a laserterapia. As participantes passarão por avaliação terapêutica com algometria (para medição de dor) e responderão a questionários sobre aspectos relacionados à dor, funcionalidade, depressão, ansiedade e qualidade de vida.

Depois, elas serão divididas em dois grupos, que passarão por oito intervenções de educação em saúde associadas à aplicação da mILIB real ou placebo.

As interessadas em participar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail: [email protected].

*Com informações da assessoria de comunicação da UFPR

Edição: Lia Bianchini