Nesta quinta (22), Dia Mundial Sem Carro, começa a "Feira MUS | Mobilidade Urbana Sustentável", em Curitiba. Organizada pelo Fórum Mobilidade Ativa, o objetivo da feira é chamar a atenção das candidaturas às eleições de 2022 para os problemas de mobilidade urbana presentes nas cidades. O evento se estende até sexta (23).
A campanha busca, ainda, mobilizar através da assinatura de Cartas-Compromisso da Mobilidade Sustentável, que preveem, entre outras ações, o compromisso de “elaborar plano para melhoria das condições da mobilidade a pé nas rodovias estaduais, especialmente nos perímetros urbanos de aglomerações urbanas e de regiões metropolitanas”, para os candidatos ao poder executivo; e “priorizar políticas que incentivem cidades para pessoas em detrimento do uso indiscriminado de veículos motores individuais”, para os pretendentes ao poder legislativo.
O arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita, que participa da organização da MUS, ressalta que a questão da mobilidade precisa de maior atenção dos governantes. “Compete à União, ao estado e aos municípios a construção de calçadas e vias públicas, e tanto o Executivo quanto o Legislativo devem cuidar destes bens”, lembra o ativista.
Ele também acredita que a inclusão de pessoas com deficiência nos debates sobre mobilidade urbana pode aprimorar a estrutura oferecida pelas cidades. “É necessária a inclusão de quem vive estas realidades nos espaços de legislação e elaboração de normas”, aponta.
Para o público em geral, a feira prevê ações como a celebração do aniversário da Praça de Bolso de Ciclistas, a Marcha do Dia Mundial Sem Carro e a vivência “sentindo na pele” o dia-a-dia de uma pessoa com deficiência (PCD). A MUS tem atividades programadas paras os dias 22 e 23 de setembro, das 10h às 19h, na Praça Santos Andrade, em Curitiba.
Programação
-
Dia 22: Aniversário Praça de Bolso de Ciclistas
-
Dia 22, às 19h: Marcha do Dia Mundial Sem Carro
-
Dias 22 e 23: Vivências “sentindo na pele” o dia-a-dia de uma PCD
-
Dias 22 e 23: Pedale pelo seu Suco
-
Dia 23, a partir das 18h30: Chegada de participantes do Desafio Intermodal
Edição: Lia Bianchini