Paraná

Saúde

Com cobertura vacinal baixa, Cascavel faz força-tarefa de vacinação contra poliomielite

Primeira ação acontece nesta terça (13), até às 18h, com o Comboio da Saúde no Centro da cidade

Curitiba (PR) |
Vacina contra poliomielite é aplicada em forma de gotinhas em crianças entre ume quatro anos - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, montou uma força-tarefa para aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite no município. O Mutirão de Vacinação contra Pólio começou nesta terça (13) e seguirá durante todo o mês de setembro.

O objetivo da iniciativa é aumentar a cobertura vacinal na cidade, que está baixa, em 35%. O município estima ter cerca de 18 mil crianças de um a quatro anos, mas apenas sete mil foram vacinadas.

“Uma única gotinha na boca pode salvar o seu filho de ter essa terrível doença que é a poliomielite, que pode inclusive matar o paciente ou ainda trazer sequelas gravíssimas definitivas pelo resto da vida, como a paralisia infantil”, destacou o secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak.

O mutirão envolverá vários segmentos da sociedade, com vacinação extramuro em centros municipais de educação infantil (CMEIs), escolas, mercados, universidades, zoológico, entre outros espaços.

A primeira ação acontece nesta terça-feira (13), com a vacinação no Centro da cidade. O Comboio da Saúde ficará estacionado no Calçadão da Avenida Brasil, para imunizar as crianças até às 18h. A unidade móvel ficará no local, inclusive aos sábados, até o dia 30 de setembro.

Edição: Lia Bianchini