Desde 2018, a internet se tornou um importante "campo de batalha" para as disputas eleitorais no Brasil. Para as eleições de 2022, não seria diferente. Pouco mais de duas semanas após o início oficial das campanhas, já foram registrados mais de R$ 19,6 milhões gastos com impulsionamento de conteúdo online em todo o Brasil. No Paraná, de 16 de agosto a 05 de setembro, foi gasto R$1.252.621.
Os números são do Observatório do Impulsionamento Eleitoral, criado pelo Núcleo Jornalismo a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A plataforma é atualizada a cada seis horas.
Até a manhã desta segunda (05), os partidos de direita e centro lideravam o ranking de dinheiro destinado a impulsionamento de conteúdo na internet no Paraná. Empresas como Google e Facebook estão nas rubricas de pagamento.
Uma das principais legendas de sustentação do partido de Jair Bolsonaro (PL), o Partido Progressistas (PP) é o primeiro do ranking no Paraná, com montante de R$ 191.610. O partido apoia Ratinho Júnior (PSD) na disputa ao governo do estado.
Em segundo lugar de maiores gastos no estado vem o Partido Novo, que não tem candidatos ao senado ou ao governo, com R$ 72.639.
Também apoiador da reeleição de Ratinho Jr. ao governo do Paraná, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) vem em seguida, com R$ 53.960 gastos em impulsionamento na internet. Aparecem no ranking, ainda, PDT, PL, Podemos, PROS, PCdoB, PSB e DC.
No governo, Ratinho lidera gastos
Segmentando os gráficos apenas nas campanhas de concorrentes ao governo do estado, também de 16 de agosto a 05 de setembro, foram gastos R$ R$ 174.000 com impulsionamento online.
O atual governador e candidato à reeleição Ratinho Junior aportou um total de R$ 90 mil em propaganda na internet. Conforme pesquisa eleitoral, Ratinho Jr. lidera as intenções de voto no estado, com possibilidade de ganhar a eleição em primeiro turno.
Segundo colocado nas pesquisas, Roberto Requião (PT) gastou R$ 75 mil em um único pagamento ao Facebook.
O candidato do PDT, Ricardo Gomyde, destinou, até o momento, R$ 9 mil em impulsionamento de conteúdo na internet.
Edição: Frédi Vasconcelos