Paraná

Eleições 2022

Disputa nas redes: candidatos do Paraná gastaram mais de R$ 1 milhão em impulsionamento online

Partidos de direita e centro lideram ranking de gastos com propagandas na internet

Curitiba (PR) |
PP e Novo lideram ranking de impulsionamento de conteúdo online no Paraná - Olivier Douliery / AFP

Desde 2018, a internet se tornou um importante "campo de batalha" para as disputas eleitorais no Brasil. Para as eleições de 2022, não seria diferente. Pouco mais de duas semanas após o início oficial das campanhas, já foram registrados mais de R$ 19,6 milhões gastos com impulsionamento de conteúdo online em todo o Brasil. No Paraná, de 16 de agosto a 05 de setembro, foi gasto R$1.252.621.

Os números são do Observatório do Impulsionamento Eleitoral, criado pelo Núcleo Jornalismo a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A plataforma é atualizada a cada seis horas.

Até a manhã desta segunda (05), os partidos de direita e centro lideravam o ranking de dinheiro destinado a impulsionamento de conteúdo na internet no Paraná. Empresas como Google e Facebook estão nas rubricas de pagamento.

Uma das principais legendas de sustentação do partido de Jair Bolsonaro (PL), o Partido Progressistas (PP) é o primeiro do ranking no Paraná, com montante de R$ 191.610. O partido apoia Ratinho Júnior (PSD) na disputa ao governo do estado.

Em segundo lugar de maiores gastos no estado vem o Partido Novo, que não tem candidatos ao senado ou ao governo, com R$ 72.639.

Também apoiador da reeleição de Ratinho Jr. ao governo do Paraná, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) vem em seguida, com R$ 53.960 gastos em impulsionamento na internet. Aparecem no ranking, ainda, PDT, PL, Podemos, PROS, PCdoB, PSB e DC.


Dados são compilados por plataforma do Núcleo Jornalismo / Observatório do Impulsionamento Eleitoral

No governo, Ratinho lidera gastos

Segmentando os gráficos apenas nas campanhas de concorrentes ao governo do estado, também de 16 de agosto a 05 de setembro, foram gastos R$ R$ 174.000 com impulsionamento online.

O atual governador e candidato à reeleição Ratinho Junior aportou um total de R$ 90 mil em propaganda na internet. Conforme pesquisa eleitoral, Ratinho Jr. lidera as intenções de voto no estado, com possibilidade de ganhar a eleição em primeiro turno.

Segundo colocado nas pesquisas, Roberto Requião (PT) gastou R$ 75 mil em um único pagamento ao Facebook.

O candidato do PDT, Ricardo Gomyde, destinou, até o momento, R$ 9 mil em impulsionamento de conteúdo na internet.


No Paraná, três candidatos gastaram com impulsionamento online / Observatório do Impulsionamento Eleitoral

Edição: Frédi Vasconcelos