Paraná

Futebol masculino

Coluna | A um passo da final

Athletico bate Palmeiras em casa e leva vantagem para jogo de volta na semifinal da Libertadores

Curitiba (PR) |
A vantagem athleticana, apesar de pequena, quebrou uma série de 20 jogos de invencibilidade do Palmeiras fora de casa - Divulgação/Athletico

Era uma noite que há dezessete anos o torcedor athleticano não vivia. Desde 2005, quando o Athletico Paranaense eliminou de maneira heroica o Chivas Guadalajara (MEX) e garantiu vaga numa final inédita de Libertadores contra o São Paulo, o torcedor rubro-negro não sabia o que era uma semifinal do principal torneio continental de clubes.

E nem a noite fria na capital paranaense assustou. Mais de 38 mil pessoas lotaram as dependências da Arena da Baixada, sendo um dos melhores públicos da história do estádio. Com o ambiente perfeito, o Athletico não demonstrou medo do atual campeão da América e partiu pra cima. 

Logo aos 21 minutos da primeira etapa, após cruzamento de Khelven, Vitor Roque ganha pelo alto do zagueiro, a bola sobra para Alex Santana, que empurra para as redes do goleiro Weverton. Gol do Athletico e pressão para o lado visitante. Dali para a frente o esquema tático de Scolari prevaleceu sobre o do português Abel Ferreira. Com uma linha defensiva baixa e os laterais marcando os pontas palmeirenses, Rony e Dudu, o alviverde palestrino acabou sendo presa fácil para boa defesa athleticana liderada pelo zagueiro Thiago Heleno.

Na segunda etapa, a equipe da casa acabou perdendo o volante Hugo Moura, expulso após o segundo cartão amarelo, e também o comandante Felipão, avermelhado após discutir com o árbitro chileno Roberto Tobar. O Palmeiras ainda insistiu, mas não foi o suficiente para furar o bloqueio imposto pelo adversário. O 1x0 permaneceu até os 53 minutos do segundo tempo com o apito final.

A vantagem athleticana, apesar de pequena, quebrou uma série de 20 jogos de invencibilidade do Palmeiras em jogos fora de casa na Conmebol Libertadores. Antes do jogo decisivo da volta marcado para a próxima terça-feira, 6, o Athletico recebe o Fluminense, no sábado, 3, pelo Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, o Palmeiras joga fora de casa, contra o Red Bull Bragantino. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini