Paraná

Visibilidade lésbica

Designer de moda, mulher, lésbica cria marca de roupas para público LGBTQIAP+

“Ropa” é criada de forma sustentável e com gestão de resíduos

Curitiba (PR) |
“Por não separar gênero, os clientes se sentem à vontade para experimentar as peças pelo conforto e caimento, não por estar em sessão feminina ou masculina", conta Leticia - Divulgação

Uma marca feminista, LGBTQIAP+, vegana e politizada. É assim que Leticia Aleotti define a “Ropa”, sua marca, criada em 2020, em Curitiba. As peças são todas autorais e agênero para pessoas diversas.

Letícia é quem cria as roupas, fazendo as modelagens, cortes e contando com parcerias para a costura. Mulher, lésbica e nascida no interior do Paraná, filha e neta de mulheres que costuram, aprendeu logo cedo o ofício.

“Assim nasceu o sonho de trabalhar com moda e, por conhecer o chão de fábrica, tive a vontade de produzir de forma slow (lenta), respeitando o tempo de produção. A Ropa é minha forma de materializar meus ideais”, explica Letícia, que também é formada em design de moda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e gestão de varejo.

A marca, conta Leticia, nasceu da vontade de fazer diferente. “Vamos na contramão do capitalismo, do imediatismo e do consumo desenfreado. Acreditamos que a moda pode ser um agente cultural e transformador. Nossa produção é feita a partir da real demanda, assim evitamos que estoques sejam mantidos em excesso porque acreditamos em um consumo mais consciente, onde criadora e público consumidor entendem e respeitam o tempo real para a existência de um produto, diminuindo assim a venda sem propósito e a compra por impulso”, diz.

Público LGBTQIAP

“Por não separar gênero, sinto que os clientes se sentem à vontade para escolher e experimentar as peças pelo conforto e pelo caimento, não por estar em uma sessão feminina ou masculina e aquilo ser o imposto a ser usado. Além de ter o acolhimento de poder vestir o que quiser e não sofrer o preconceito que muitos passam comprando produtos em lojas”, conta.

Todo o resíduo gerado com a produção das peças é doado a marcas que trabalham com upcycling (reaproveitamento de materiais), ONGs ou cooperativas que trabalham com artesanato.

Onde encontrar  

Site: https://www.useropa.com.br/ 

Instagram: @casaropa 

Lojas físicas em Curitiba: Casa Ropa - R. Dr. Alexandre Gutierrez, 48 - Água Verde / Casa 102 - Alameda Júlia da Costa, 102 - São Francisco 

Edição: Lia Bianchini