Paraná

Futebol masculino

Coluna | Começa a era Guto Ferreira no Coritiba

Diretoria alviverde aposta em nome nacional para tirar clube do rebaixamento

Curitiba (PR) |
Guto já comandou o primeiro treino à frente do Coxa na última terça (16) - Divulgação

Após 99 partidas, terminou a era de Gustavo Morínigo no comando do Coritiba, após derrota nos minutos finais para o Atlético Mineiro em casa, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Frente ao Coxa, Morínigo teve 50% de aproveitamento, com um acesso à série A e um campeonato paranaense na bagagem. Mas após forte queda de rendimento, acabou sendo demitido. Para o lugar de Morínigo, após consultas por Vanderlei Luxemburgo e Odair Hellmann, a diretoria apostou em Guto Ferreira, estreante no futebol paranaense, para tirar o clube da zona de rebaixamento.

Com passagens por Bahia, Ceará, Sport, Chapecoense e Internacional, Guto já conquistou um Gauchão em 2002, Catarinense em 2016 e duas Copas do Nordeste, uma em 2017 e outra em 2020, pelo Ceará, onde ganhou o apelido de “Gordiola”

Junto ao comandante vêm os auxiliares Alexandre Faganello e André Ferreira, além do preparador físico Valdir Oliveira Júnior. Guto já comandou o primeiro treino à frente do Coxa na última terça (16), e prepara os seus comandados para o jogo contra o Fluminense, no sábado (20), às 19h, no Maracanã.

Os desafios são grandes, além de tirar o time da degola, precisa melhorar o rendimento do sistema defensivo e recompor o ataque, que não poderá contar mais com o ponta Igor Paixão, vendido ao futebol holandês. “Nos primeiros jogos temos que ser mais simples. Depois, a tendência do nível de confiança e mental do jogador é que se eleve”, destacou Guto em coletiva de imprensa.

Outro fator a ser mudado é o desempenho fora de casa. O Coritiba é o pior visitante do Brasileirão, com apenas dois pontos em 10 jogos, dois empates e oito derrotas. Mesmo no Alto da Glória, onde o clube chegou a ter a melhor campanha como mandante até a oitava rodada, agora caiu para oitava posição.

Por fim, o elenco alviverde pode ser a chave para o rendimento voltar ou continuar amargando resultados ruins. Guto Ferreira tem 34 atletas no elenco, contando com os reforços que chegaram na atual janela, como o goleiro Gabriel Vasconcelos, o zagueiro Jhon Chancellor, o lateral-esquerdo Rafael Santos, os volantes Bruno Gomes e Juan Carlos Díaz, os meias Boschilia e Jesús Trindade, e os atacantes Hernán Pérez e Matheus Cadorini. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini