Paraná

Democracia

Em Curitiba, centenas de manifestantes fazem ato pela democracia e eleições livres

Cortes na educação e o desmonte de políticas públicas também foram pautas

Curitiba |
Ato pela Democracia e Eleições Livres aconteceu na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba - Giorgia Prates

Dia 11 de agosto, em todo o Brasil,  foi o Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro – Em defesa da democracia e eleições livres. Convocado por estudantes, movimentos sociais, partidos políticos, os atos em várias cidades brasileiras, reuniram milhares de pessoas que foram ás ruas fazer a defesa do estado democrático de direito, denunciar os cortes na educação e o desmonte das políticas publicas pelo Governo Bolsonaro e também reafirmar a confiança no sistema eleitoral brasileiro. Em Curitiba, o ato foi realizado na Praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná

Além de apresentações culturais, um palco foi montado para as falas dos movimentos sociais, entidades estudantis, artistas, juristas, políticos de diferentes partidos. Os discursos destacaram a importância de fazer a luta por eleições livres organizadas pela Justiça Eleitoral, sem interferências. E, com cartazes, os manifestantes respondiam às falas e ameaças do atual presidente Jair Bolsonaro que vem colocando em suspeição o sistema eleitoral. “Democracia”, “ Fora Bolsonaro”, “Ditadura Nunca Mais” eram algumas das frases.

 


Com cartazes, os manifestantes respondiam às falas e ameaças do atual presidente Jair Bolsonaro que vem colocando em suspeição o sistema eleitoral. / Giorgia Prates

No Dia do estudante, a manifestação também foi palco para denúncias das entidades estudantis  sobre o desmonte das políticas públicas e cortes na educação e o compromisso de se unir à sociedade civil organizada pela defesa da democracia. 

 


A manifestação também foi palco para denúncias das entidades estudantis sobre o desmonte das políticas públicas e cortes na educação / Giorgia Prates

O presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Thales Zaboroslki, destacou a importância de se estar na rua junto a outros setores da sociedade fortalecendo a luta.  “ Se temos democracia e lutamos por ela, é porque os estudantes nunca saíram das ruas, porque os estudantes na ditadura militar tomaram a frente e foram às ruas lutar contra o regime militar. Neste ano, as entidades estudantis se uniram com os movimentos sociais, para comemorar o Dia do Estudante, mas unificamos todas as lutas e a defesa do estado democrático de direito”, disse.

Márcio Kieller, presidente da CUT, destacou o dia como um momento histórico. ”Além da elaboração e leitura da Carta aos Brasileiros, assinada por 1 milhão de pessoas,  realizada na USP e em várias outras universidades brasileiras, os atos demonstraram nossa força nas ruas. A CUT esteve nas ruas em diversos lugares do Brasil para reforçar a defesa da democracia e a necessiade imperativa da volta dos governos populares.”  

 

Após as falas, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas centrais da cidade com palavras  de ordem pedindo o  ‘Fora Bolsonaro” e “Ditadura Nunca Mais.”

 


Manifestantes levaram cartazes pedindo Fora Bolsonaro / Giorgia Prates

Edição: Lia Bianchini