Paraná

Futebol masculino

Coluna | Quem vai parar Flamengo e Palmeiras?

Times são favoritos a tudo e abrem fosso para outras equipes. No Paraná, Athletico se distancia

Curitiba (PR) |
Em dois jogos, Flamengo não tomou conhecimento do Corinthians - Divulgação/Flamengo

Há muito tempo se discute se o Brasil iria “espanholizar”, com dois times ganhando quase tudo, como fazem Real Madrid e Barcelona lá na Europa. E nunca isso esteve tão perto de acontecer por aqui. Neste ano, Flamengo e Palmeiras têm chances de ganhar o Brasileirão e as copas do Brasil e Libertadores.

Independentemente das possíveis surpresas que sempre acontecem no futebol, os dois times têm elencos muito superiores e caros quando comparados a qualquer outro. O Flamengo chega a ter Cebolinha e Vidal, por exemplo, no time reserva. O Palmeiras possui 22 jogadores ou mais do mesmo nível.

São favoritos em qualquer campeonato que se dispute hoje no Brasil. O que foi comprovado pelo rubro-negro carioca nas duas vitórias sem tomar conhecimento do Corinthians na Libertadores. Os alvinegros não tiveram chance em nenhum momento. O Palmeiras também saiu perdendo de 2 a 0 do Galo e foi buscar o empate na casa do adversário com sua frieza habitual. No jogo desta quarta (10), o alviverde conseguiu a classificação para a semifinal, com dois jogadores a menos em campo.

Se os elencos são muito superiores, outro ponto foi encontrar técnicos capazes de equilibrar os times. O português Abel Ferreira está à frente doPalmeiras desde 2020 e pode ser considerado o melhor “professor” em atividade no país. Seu time defende e ataca sempre com a mesma eficiência. Dorival arrumou a defesa do Flamengo a ponto de o já citado Corinthians não conseguir dar chutes a gol em duas partidas e ter colocado Pedro e Gabigol para jogarem juntos, entre outros acertos. Antes, já tinha atropelado o Galo na Copa do Brasil.

Distância no Paraná

No estado, o Athletico também vem aumentando a diferença para todos os outros times. Enquanto Coritiba luta para ficar na primeira divisão do Brasileiro, o Paraná tenta ir para a C e os times do interior brigam contra rebaixamentos, a equipe da baixada está nas quartas de final da Libertadores, da Copa do Brasil e entre os primeiros da série A do Brasileirão. Como isso tudo ajuda a ter arrecadação milionária, a possibilidade de a distância aumentar para os outros times nos próximos anos é enorme.

Edição: Lia Bianchini