A organização social Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica criou projeto de valorização do patrimônio cultural do povo Guarani M’Bya, que vive em Cananeia (SP), por meio de registros fonográficos e audiovisuais da memória, dos saberes e das tradições culturais.
A iniciativa, que começou em 2015, foi uma demanda das próprias comunidades, que viram a possibilidade de expandir os trabalhos com a cultura indígena local em parceria com a Terra Indígena Tekoa Takuari-Ty, do povo Guarani M´Bya.
Segundo Abílio da Silva Martins Wera Poty, liderança indígena, com o apoio do ponto de cultura, “Ficou mais fácil realizar nosso trabalho, participar de encontros e apresentações fora de Cananeia, além da importância da divulgação que eles fazem dos nossos direitos e da realidade das aldeias.”
Em 2021, o ponto de cultura também colaborou com o registro dos cantos e danças tradicionais da Tekoa Takuari-Ty. Os conteúdos gerados estão disponíveis em plataformas digitais, como YouTube e Spotify, assim como também foram produzidas mídias (CD e DVD) como possibilidade de venda e geração de renda, potencializando a economia comunitária na aldeia.
A história e a cultura Guarani M’Bya são de tradição oral, passadas dos mais velhos aos mais jovens, constando muito pouco sobre elas nos livros e na história oficial.
“O registro criativo da cultura e da memória oral dos Povos da Mata Atlântica é importante não só para as culturas relacionadas a eles em si, mas principalmente para recontar a verdadeira história do Brasil”, afirma Fernando Oliveira, gestor do Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica.
Turismo
Em 2016, o Ponto de Cultura também ajudou a criar roteiro de turismo pedagógico para incluir a Terra Indígena Tekoa Takuari-Ty como destino de grupos escolares, fortalecendo a cultura indígena através da educação e do turismo responsável e de base comunitária.
Para conhecer, acesse: Youtube: Canal Tekoa Takuari-Ty Spotfy: M`bva Reko Jexauca – Divulgando a Cultura Guarani.
Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini