Paraná

Retorno presencial

Paraná vai utilizar serviço de saúde online para alunos das universidades estaduais

Objetivo é facilitar atendimento a casos de covid-19 e evitar a sobrecarga nas unidades de saúde

Curitiba (PR) |
Aplicativo Saúde Online Paraná será meio de atendimento a estudantes e servidores - Foto: Seti

O governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), vai utilizar o serviço de telessaúde com o aplicativo Saúde Online Paraná para o atendimento de estudantes e servidores das universidades públicas estaduais, a partir de fevereiro.

Considerando o retorno das aulas presenciais, o objetivo é evitar a sobrecarga nas unidades de saúde nos municípios onde estão localizados os campi universitários. Além de consultas médicas para pacientes com sintomas de covid-19, o aplicativo também possibilita acolhimento psicológico desse público.

“Como os sintomas atuais são mais leves, em razão da vacinação da população e das características da variante ômicron, que afeta mais o trato respiratório superior, o atendimento online vai proporcionar guarida às suspeições de contágio, permitindo os afastamentos necessários”, afirma o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Bona sinaliza que o retorno das atividades presenciais nas instituições estaduais de ensino superior implica em um aumento na dinâmica de deslocamentos das pessoas, inclusive entre municípios e regiões, uma vez que alguns alunos viajam diariamente para assistir às aulas em cidades diferentes das que residem.
 

Edição: Lia Bianchini