Paraná

Universidade pública

Com exigência de passaporte da vacina, Unicentro retoma aulas presenciais na segunda (31)

Retorno foi confirmado pela administração geral da instituição, que também estabeleceu regras para volta presencial

Curitiba (PR) |
Só poderá frequentar espaços da universidade quem apresentar comprovante de vacinação ou teste PCR negativo - Foto: Unicentro

Estudantes dos 41 cursos de graduação, 17 de mestrado e nove de doutorado ofertados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e seus professores retornam às atividades presenciais na próxima segunda-feira (31).

O retorno foi confirmado pela administração geral da instituição, que também estabeleceu as regras para a volta presencial, a partir da publicação de uma Instrução Normativa.

A Unicentro decidiu que apenas poderá frequentar os espaços da universidade quem apresentar o Certificado Nacional de Vacinação completo (duas doses) ou um teste semanal de PCR negativo para covid-19.

A entrega dessa documentação se dará de diferentes formas: os alunos de graduação encaminham pelo sistema Moodle, os estudantes de pós seguem as instruções divulgadas pela Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação (Propesp) e os professores pelo Sistema de Gestão Universitária (SGU).

Só estão dispensados de apresentar o documento comprobatório aqueles que não completaram o esquema vacinal por orientação médica. Nesse caso, é preciso apresentar um documento médico que ateste essa recomendação e o atestado será avaliado pelos profissionais do Programa de Assistência à Saúde (PAS) da Unicentro.

Higiene e proteção individual

A universidade informou também que seguirá medidas para garantir a higienização dos ambientes e a proteção individual de estudantes, funcionários e professores.

Será obrigatório o uso de máscaras. Quem não usar a máscara de forma adequada deve, inicialmente, ser orientado a corrigir a forma de utilização e, caso haja recusa, a pessoa será convidada a se retirar do ambiente.

As salas de aula serão higienizadas em três momentos ao longo do dia – às seis da manhã, ao meio-dia e no fim da tarde. Esses espaços também serão organizados de modo a manter um distanciamento de um metro entre as carteiras e cadeiras. Totens de álcool 70% serão alocados nas entradas de cada um dos blocos.

Além disso, cada professor da universidade receberá um kit para levar para suas aulas, com um frasco de álcool em spray e papel toalha, ficando sob responsabilidade de cada docente a disponibilidade do álcool nas aulas por eles ministradas.

Edição: Lia Bianchini