Quer afastar PMs

Comissão de Direitos Humanos da Alep cobra investigação sobre assassinato em operação policial

Pedido foi encaminhado à Secretaria de Segurança Pública, nesta segunda (8), para apurar possível abuso de autoridade

Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

No domingo (7), moradores da Portelinha protestaram contra assassinato do jovem - Foto: Giorgia Prates

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) encaminhou, nesta segunda-feira (8), pedido de explicações à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-PR) sobre a morte de Eduardo Felipe Santos de Oliveira.

O crime ocorreu na noite de sábado (6), na comunidade Portelinha, no bairro Portão, em Curitiba, em meio a uma operação das Rondas Ostensivas Tático Movel (Rotam). Eduardo tinha 16 anos e era trabalhador da reciclagem na comunidade.

Na justificativa do requerimento, afirma-se a necessidade de obter informações sobre o "possível uso irregular de força policial" na ação que vitimou Eduardo.

::Violência tem cor: 86% dos 1.814 mortos pela polícia do RJ em 2019 eram negros::

"O relevante dever das forças de segurança pública envolve o uso proporcional e limitado de força, apenas quando e na medida do necessário, e restrita à contenção, nunca se admitindo que em nome da ordem se pratique violência", diz trecho do texto.

Assinado pelos deputados estaduais Tadeu Veneri (PT) e Goura (PDT), o pedido encaminhado à Sesp indica a necessidade de afastamento de agentes envolvidos no crime e análise de vídeos, fotos e demais evidências da noite da ação para comprovar ou descartar as suspeitas de abuso de autoridade e outros atos mais graves.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini