Paraná

COLUNA DA JUVENTUDE

Que solidariedade é essa?

A palavra solidariedade foi banalizada nos noticiários

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Ação de solidariedade em parceria com o Levante Popular da Juventude, MTD e MST. MARL - Londrina (23/05/2020) - Milena Polini

“Algumas vezes a transformamos [solidariedade] em um palavrão, que não se pode dizer.” A frase é do Papa Francisco em 2014. Mas após a chegada da Covid-19 ao Brasil, todos os dias nos deparamos com a palavra ‘solidariedade’. A palavra que ora é escondida, agora é banalizada nos noticiários com objetivo de distorcer seu significado. 
    No entanto, a solidariedade está viva em nós e em nossa memória enquanto valor e prática, que marca momentos históricos na América Latina, como os processos revolucionários em Cuba, Nicarágua e Venezuela. Nossa solidariedade diz respeito à partilha do conhecimento até a partilha da terra e do alimento. 
    A fome e a doença, consequências da soma da pandemia à falta de estrutura, se alastra pelas periferias do Brasil. E é no terreno fértil da solidariedade que semeamos a organização popular como saída para frutificar novas formas de relações, que sejam mais justas e que levem em conta a vida de todos. 
    Nomeada de campanha Periferia Viva, as ações de solidariedade acontecem nas cidades de Irati, Londrina, Curitiba, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu. Contribua com a construção da campanha! Entre em contato com a página do Levante PR no Facebook.

Anna Carolina Lucca Sandri, advogada popular, militante do Levante Popular da Juventude e da Consulta Popular.
Letícia Archanjo Freitas é militante do Levante Popular da Juventude e estudante de Ciências Sociais.

 

Edição: Lucas Botelho