Paraná

COLUNA DA JUVENTUDE

COLUNA I ''Da janela da Cohab'', por Fernan Silva

A coluna desta semana fala sobre cultura nas periferias

Curitiba ( PR) |
Coluna da Juventude - Diagamação: Vanda Morais

Viver numa área inferior a 70 m², sem sacada, com centenas de famílias na mesma condição, é a expressão da vida num conjunto habitacional brasileiro. O que eu moro fica em Londrina, mas existem condomínios como este em vários estados do País. Exatamente iguais, no projeto, no formato e até na pintura. 

Outra coisa que tem bastante aqui é jovens. Eles ocupam a área comum, geralmente à noite. Semana passada a resenha virou baile, 150bpm, “bregafunk”, o som “torando” até 2 da manhã. Cheguei do trabalho e não consegui dormir, também não consegui sentir raiva do incômodo que o baile estava me causando. 

Da janela da Cohab, eu conseguia contemplar o momento de lazer, de cultura periférica que a juventude produzia logo ali. A gente fala dos problemas estruturais do Brasil, mas será que notamos isso no momento em que eles estão escancarados?  Não dava para ficar bravo com o som alto porque eu sei que a juventude aqui não tem espaço para lazer, nem estrutura para saciar o que é mais humano: se conectar através de momentos de encontro. No fim das contas, mesmo com tantas contradições, é nesses momentos que a Cohab pulsa com o desejo de não querer só comida, mas também, cultura, lazer e viver bem. 

Fernan Silva* é militante do Levante Popular da Juventude 

Edição: Gabriel Carriconde