Paraná

Futebol masculino

Final única da Libertadores muda para o Peru

Flamengo e River Plate decidem trocar jogo para o estádio Monumental, em Lima

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Após reunião da Conmebol com os finalistas, Flamengo e River Plate, foi anunciada a mudança de local
Após reunião da Conmebol com os finalistas, Flamengo e River Plate, foi anunciada a mudança de local - Divulgação

A primeira vez em que a Copa Libertadores será decidida em jogo único, num campo neutro, está envolvida em polêmica desde que começaram os protestos populares contra o governo do Chile. Num primeiro momento, tanto chilenos quanto a confederação sul-americana, a Conmebol, mantiveram a partida para a capital, Santiago.

Só que na última quarta, dia 6, após reunião com os finalistas Flamengo e River Plate, foi anunciada a mudança de local, de maneira improvisada. Mesmo sem ainda ter assinado contratos, Lima, no Peru, foi anunciada como nova sede para o jogo que acontece no dia 23, no Estádio Monumental.

O problema é que, em maio deste ano, Lima foi trocada por Assunção como sede da final da Sul-Americana porque a Conmebol alegou falhas em "questões de organização". Antes, optou por retirar o Mundial Sub-17 do país e transferir para o Brasil, onde está sendo realizado.

Imprevistos

Mas as confusões em finais de Libertadores não começaram neste ano. Em 2018, o segundo jogo da final também teve de ser transferido de Buenos Aires para Madri, depois que o ônibus em que estavam os jogadores do Boca Juniors foi atacado quando chegavam para o jogo no Monumental de Nuñez, campo do River Plate. Na final na capital espanhola, o River se sagrou campeão ganhando por 3 a 1.

Edição: Lia Bianchini