Paraná

POLÍTICA

Valentina Rocha é diplomada vereadora e será representante do governo Lula em Foz do Iguaçu

Única petista eleita destaca defesa de pautas progressistas e enfrentamento à violência política contra mulheres

Foz do Iguaçu | Brasil de Fato PR |
Valentina Rocha (PT) é única petista eleita em Foz do Iguaçu, no Paraná. - Foto: Maria Eduarda Balbinot Furtado do Nascimento

A próxima legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu será marcada pela maior presença feminina da história, com quatro vereadoras, mas também pela consolidação de uma maioria conservadora, liderada pelo Partido Liberal (PL), que elegeu cinco parlamentares. Nesse contexto, Valentina Rocha (PT), única representante do Partido dos Trabalhadores, promete atuar de forma estratégica para defender as pautas progressistas e fortalecer o diálogo democrático com a população iguaçuense.

Em entrevista ao Brasil de Fato PR durante cerimônia de diplomação, realizada na manhã desta segunda-feira (09), no Fórum de Justiça do município, Valentina destacou a importância de resgatar a autonomia do legislativo local. “Quanto mais democrática a Câmara, melhor. A gente precisa trazer de fato essa autonomia para que cada um possa cumprir seu papel. Meu compromisso é com uma oposição qualificada, capaz de enfrentar os desafios e discutir as pautas urgentes da cidade”, afirmou.

Além da petista, foram diplomados hoje o prefeito eleito General SIlva e Luna (PL), seu vice Ricardinho (PSD), e os demais 14 parlamentares que irão compor a próxima legislatura a partir de 1 de janeiro de 2025.

A nova composição da Casa de Leis terá uma renovação de 73,3%, com 11 novos nomes e um aumento na representatividade feminina, que passou de três para quatro mulheres.

Vereadora de primeiro mandato, Valentina destaca a importância da defesa das pautas progressistas em uma cidade considerada politicamente conservadora. “Pretendemos representar o presidente Lula e o Governo Federal neste território tão importante, que abriga Itaipu e outras instituições estratégicas, defendendo o que é necessário para o desenvolvimento de Foz. Mas, independente da questão ideológica, nosso foco é priorizar o que é urgente para a população, sobretudo para quem mais necessita de políticas públicas”, ressaltou.

Com a maior bancada feminina já eleita no Legislativo, Valentina unirá forças com a professora Márcia Bachixte (MDB), bem como com as vereadoras reeleitas Yasmin Hachem (PV) e Anice Gazzaoui (PP). “Somos quatro mulheres na Câmara, algo inédito na cidade. Essa conquista é motivo de celebração, mas também nos traz a responsabilidade de enfrentar qualquer violência política ou de gênero, não apenas contra nós, mas contra todas as mulheres que atuam no espaço público”, defendeu.

Neste sentido, Valentina mencionou conversas com a vereadora Yasmin, que também integra o campo progressista e sofreu ataques durante seu primeiro mandato. “Estamos comprometidas em garantir um ambiente legislativo mais seguro e respeitoso. Vale destacar que as conversas com os outros vereadores têm sido muito cordiais, então a gente espera que esse seja o tom que paute as próximas conversas. Não acredito que a população espere polarização. A eleição já terminou. Agora é preciso trabalhar pela cidade”, concluiu.

Edição: Mayala Fernandes