Paraná

EDUCAÇÃO

Consultas nas escolas começam com ameaças de prisão e intimidação

Deputada denuncia ações truculentas e direcionamento de votos em escolas do Paraná durante consulta pública

Curitiba | Brasil de Fato PR |
Estudantes denunciam que Seed-PR e PM estão tentando proibir manifestações e abordagens fora das escolas. - Foto: Reprodução/ Mandato Ana Júlia (PT)

Ameaças de prisão, truculência policial e tentativa de direcionamento de votos marcaram o primeiro dia de consultas públicas sobre a privatização da educação em escolas do Paraná. As denúncias foram encaminhadas ao gabinete da deputada estadual Ana Júlia (PT), que classificou os episódios como "inadmissíveis".

Nos colégios Dom Orione, Isabel Lopes e Ivo Leão, a presença da Polícia Militar gerou intimidação entre alunos, pais e responsáveis. No Ivo Leão, a direção teria orientado estudantes a votar a favor do governo ou a se absterem, com o argumento de que "não adianta nada" participar. Relatos semelhantes surgiram no Colégio Santo Agostinho.

“Estamos recebendo vídeos e áudios que mostram abordagens que ferem o direito de ir e vir e a livre manifestação de opinião”, afirmou a deputada. Segundo ela, há registros de intimidação de movimentos sociais nos arredores das escolas, incluindo ameaças de prisão. Ana Júlia informou que está reunindo as denúncias para encaminhá-las à Justiça.

Na quinta-feira, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) emitiu uma orientação para impedir manifestações contrárias à privatização nas proximidades das instituições de ensino. Em alguns colégios, faixas foram retiradas sob ordem da Polícia Militar. Para a deputada, a ação é inconstitucional.

“A Seed não tem jurisdição sobre o que ocorre fora das escolas. A liberdade de manifestação é garantida pela Constituição, e essa tentativa de censura é mais uma das ilegalidades desse processo”, criticou Ana Júlia.

As consultas públicas seguem em meio a tensões, com relatos crescentes de repressão contra a comunidade escolar que tenta participar do debate.

A reportagem procurou a Seed/PR para comentar as denúncias

Nota da SEED:

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) informa que, em razão da importância do projeto Parceiro da Escola e dos benefícios que ele trará à comunidade escolar, procura levar o maior número possível de informações, de forma clara, aos pais, responsáveis, servidores e alunos votantes. Procura-se enfatizar as vantagens na implementação do programa nas escolas, tais como a melhoria na qualidade dos serviços prestados, com a supressão de aulas vagas e o investimento em infraestrutura nas escolas que optarem pela adesão

Como forma de tornar ainda mais transparente o processo, a Seed-PR enviou, aos pais e responsáveis, além das referidas informações, também as datas e horários das consultas, que foram, inclusive, estendidos de modo a garantir ampla participação e pleito ainda mais democrático.

Edição: Mayala Fernandes