Paraná

AGROECOLOGIA

Marcha no Centro de Curitiba abre 21ª Jornada de Agroecologia nesta quarta-feira (4)

Evento terá programação cultural e debates sobre crise ambiental e agroecologia até domingo (8)

Curitiba | Brasil de Fato PR |
Participantes da marcha se reúnem na Praça Tiradentes para dar início à 21ª Jornada de Agroecologia. - Foto: Juliana Barbosa

A 21ª Jornada de Agroecologia terá início nesta quarta-feira (4) com uma marcha no centro de Curitiba. A concentração será às 8h, na Praça Tiradentes, onde haverá um café da manhã com alimentos da reforma agrária e uma celebração ecumênica. A caminhada começa às 9h, com destino à Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico.

Parte do público participará, às 10h30, de uma audiência com autoridades no Palácio das Araucárias. A mobilização traz o tema: “Terra pra produzir alimentos saudáveis! Casa pra morar e ter dignidade! Solidariedade aos povos em luta!”.

De acordo com Bruna Zimpel, da direção nacional do MST no Paraná, a marcha é uma forma de dialogar com a sociedade sobre o papel da agroecologia. “Vai ser um momento também de mostrar a solidariedade aos povos em luta, tanto no Brasil como no mundo. Além das pautas de despejo zero no campo e na cidade, da necessidade de avançar na regularização das famílias acampadas e consolidação para as famílias assentadas”, afirma Zimpel, que é produtora agroecológica na comunidade Terra Livre, em Clevelândia.

Programação diversa até domingo (8)

A programação da Jornada segue até domingo (8), no campus Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas. Estão previstos três conferências, 12 oficinas e 21 seminários, além de dezenas de apresentações artísticas gratuitas. Temas como alimentação saudável, agricultura familiar, meio ambiente e mudanças climáticas serão debatidos ao longo do evento, que reúne cerca de 60 organizações, movimentos sociais, coletivos e instituições de ensino.

Dois destaques culturais prometem atrair grande público: Rincon Sapiência, no sábado (7), às 20h, e a cantora Céu, no encerramento no domingo (8), às 15h. Rincon, reconhecido no hip hop brasileiro, também atua em oficinas de poesia e eventos culturais. Já Céu, com carreira internacional consolidada, apresenta uma fusão de MPB, jazz e música eletrônica, celebrando a diversidade cultural da Jornada.

Enfrentando a crise ambiental

A edição deste ano aborda os impactos da crise ambiental, evidenciados por eventos como enchentes no Rio Grande do Sul, secas na Amazônia e incêndios florestais. A agroecologia é apresentada como uma alternativa para mitigar os efeitos da crise, promovendo segurança alimentar, justiça social e cuidado com os ecossistemas.

“É com imensa alegria que a UFPR receberá a 21ª Jornada de Agroecologia, no seu maior campus, no Centro Politécnico. Um momento único de troca de saberes entre a nossa comunidade interna e o público externo, com uma pauta extremamente necessária para enfrentarmos a crise ambiental, a Agroecologia. Será um espaço de muito aprendizado e de valorização do saber popular e tradicional", ressalta a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Profª Drª Mayara Elita Braz Carneiro.

Desde 2002, a Jornada de Agroecologia busca conectar o público urbano aos resultados práticos da agroecologia, destacando sua viabilidade como modelo sustentável de produção e vida. O evento reafirma o papel dos saberes populares e tradicionais no enfrentamento dos desafios socioambientais contemporâneos.

Edição: Mayala Fernandes