Paraná

EDUCAÇÃO

Alunos do Colégio Estadual Ivo Leão criam podcasts de Filosofia para vestibular da UFPR

Projeto oferece conteúdo acessível e didático para estudantes de escolas públicas

Brasil de Fato PR | Curitiba (PR) |
O projeto é resultado de uma parceria entre a escola e o Núcleo de Estudos sobre o Ensino de Filosofia (Nesef) da UFPR. - Seed

Estudantes do Colégio Estadual Ivo Leão, em Curitiba, desenvolveram uma série de podcasts sobre textos de Filosofia que serão cobrados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto é resultado de uma parceria entre a escola e o Núcleo de Estudos sobre o Ensino de Filosofia (Nesef) da UFPR, e oferece uma narrativa clara e didática para estudantes, especialmente aqueles que pretendem prestar o vestibular da instituição.

A iniciativa, que está em seu segundo ano, envolve 12 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e uma graduanda em Psicologia da UFPR, ex-aluna do colégio. Entre os autores abordados nos episódios estão pensadores de destaque, como Nancy Fraser, Marilena Chaui e Ailton Krenak.

“O principal objetivo do podcast é difundir o pensamento filosófico e promover a iniciação científica entre os estudantes”, explica Everton Marcos Grison, professor de Filosofia e orientador do projeto. Ele destaca que os materiais são produzidos com foco nos textos cobrados na primeira fase do vestibular da UFPR para todos os cursos, bem como nas provas específicas de Filosofia, Direito e Psicologia na segunda fase.

A produção é especialmente voltada para estudantes de escolas públicas, que muitas vezes enfrentam dificuldades em acessar os textos filosóficos exigidos no vestibular. “Esse material foi criado para democratizar o acesso ao conteúdo, oferecendo uma preparação mais inclusiva para os alunos”, complementa Grison.

Marina França, estudante do 3ª ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Ivo Leão, trabalhou na produção dos podcasts sobre David Wallace e Thomas Hobbes. "Eu acredito que esses trabalhos têm uma grande importância para o estudntes que farão o vestibular esse ano. Muitos alunos não têm todo esse tempo de fazer análises dos textos e, por isso, acabam optando por opções mais rápidas como os podcasts", afirma.

A estudante acrescenta que participar de um projeto de pesquisa ainda nos escolares é uma experiência interessante e permite uma anpalise aprofundada de um tema de interesse comum entre o grupo. "No fim do ano, a gente apresenta esses trabalhos na reitoria da UFPR e é muito legal ver todos os alunos apresentando seus projetos", diz ela.

Além de preparar os estudantes para o vestibular, os podcasts também serão apresentados na X Olimpíada de Filosofia do Nesef-UFPR, um evento acadêmico que estimula a pesquisa e o debate filosófico nas escolas públicas do Paraná.

Edição: Mayala Fernandes