Paraná

MEIO AMBIENTE

Curitiba se mobiliza em ato por justiça climática com o lema "Chega de Fumaça!"

O ato acontece neste sábado (21) às 9h30 na Praça Santos Andrade

Brasil de Fato PR | Curitiba (PR) |
Brasil teve mais de 68 mil queimadas em agosto e cenário pode se repetir - Lourival Izaque / AFP

Neste sábado (21), às 9h30, a Praça Santos Andrade em Curitiba será o ponto de partida para o ato "Chega de Fumaça", organizado por diversos movimentos sociais e ambientais. O evento incluirá uma caminhada e uma pedalada, que seguirão pela Rua XV de Novembro até a Praça Osório, com continuidade de bicicleta até a Avenida Artur Bernardes.

Os organizadores do ato querem chamar a atenção das autoridades para a necessidade de ações em nível federal, estadual e municipal no combate a incêndios e desmatamentos, bem como para a promoção de políticas de preservação ambiental e mitigação das mudanças climáticas. O evento se integra a uma mobilização nacional, com mais de 14 atos programados em diferentes partes do Brasil.

Entre as demandas estão a criação de uma Medida Provisória pelo Governo Federal para a desapropriação de propriedades responsáveis por queimadas, com destinação para terras indígenas, reforma agrária e áreas de proteção ambiental. O Governo Estadual também é solicitado a estabelecer uma força-tarefa para identificar e prender responsáveis por queimadas, além de responsabilizar os autores de incêndios no Território Sagrado Indígena na Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara.

No âmbito municipal, os organizadores pedem a publicação do Inventário de Gases de Efeito Estufa, que está atrasado há cinco anos, e a implementação de um decreto que limite o funcionamento de serviços não essenciais em dias de ar insalubre, além do cancelamento de uma obra que prevê o corte de 300 árvores na Avenida Artur Bernardes.

O ato é promovido por uma coalizão de organizações que atuam em defesa da justiça climática e da preservação ambiental, incluindo a Rede Curitiba Climática (RECC), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Mudanças Climáticas (NAPI), o Movimento SOS Arthur Bernardes, o Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), a Juventude Fogo no Pavio, Revolução Solidária, Território Sagrado Indígena de Piraquara, Curitiba Terra Indígena, Coletivo Ekoa, Curitiba Lixo Zero, Araucárias pelo Clima e a Revolução Socialista.

Serviço:

Ato Chega de Fumaça!

Data: 21 de setembro de 2024

Horário: 9h30

Local: Praça Santos Andrade, Curitiba

Edição: Mayala Fernandes