Paraná

FORÇA DO POVO

Assembleia Popular da Vila União, no Tatuquara, mobiliza moradores e poder público

A campanha Despejo Zero pressionou o governo do Paraná a comprometer-se com nenhum despejo forçado

Curitiba (PR) |
Lideranças de outras áreas de ocupação também se pronunciaram na assembleia popular, relatando preocupação com o momento de cada área - Lucas Botelho

Com participação popular da Vila União, na sexta-feira (9) aconteceu a Assembleia Popular na comunidade, para debate com o poder público sobre a pauta de regularização fundiária, despejo zero e estrutura para as áreas de ocupação.

Participaram representações do Ministério Público, na figura de Aline Bilek Bahr, da Promotoria de Justiça, de Habitação e Urbanismo de Curitiba, e a representante da Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Karollyne Nascimento Defensoria Pública do Estado.

Em meio a uma organização vibrante da comunidade, após uma caminhada inicial com participação e presença das crianças da comunidade, a campanha Despejo Zero pressionou o governo do Paraná a comprometer-se com nenhum despejo forçado. Representação da Superintendência-Geral de Diálogo e Participação Social (Sudis) assinou o documento apresentado pela comunidade.


Em meio a uma organização vibrante da comunidade, após uma caminhada inicial com participação e presença das crianças da comunidade / Lucas Botelho

Urgência desde a pandemia

A Vila União é uma ocupação onde hoje vivem cerca de 200 famílias, datada de maio de 2021, no auge da pandemia, e hoje conta com atuação da Frente de Organização dos Trabalhadores (FORT), padres Redentoristas e Irmãs Vicentinas, ao lado da participação na campanha Despejo Zero.

Essa espécie de audiência popular contou com a presença da vereadora Giorgia Prates (Mandata Preta – PT) e representações de organizações populares, caso da Revolução Socialista (Psol), MTD, entre outras.


Essa espécie de audiência popular contou ainda com a presença da vereadora Giorgia Prates (Mandata Preta – PT) e representações de organizações populares, caso da Revolução Socialista (Psol), MTD / Lucas Botelho

Lideranças de outras áreas de ocupação também se pronunciaram na assembleia popular, relatando preocupação com o momento de cada área. Lideranças como Guaporé, Graciosa (Pinhais), Harmonia, Pontarola falaram sobre o momento de suas comunidades, em um formato de audiência que resultou em participação e informação para todos os presentes.

Outras representações e assessorias de parlamentares estiveram presentes, caso da assessoria dos deputados estaduais Ana Júlia e Renato Freitas (ambos do PT), da vereadora professora Josete (PT), e do deputado federal Tadeu Veneri (PT).


Representante da Sudis assina documento com a plataforma da Despejo Zero / Lucas Botelho




 

Edição: Pedro Carrano