Paraná

ELEIÇÕES 2024

Em evento na vila Formosa, Ducci fala em "nenhum despejo" e secretarias de assistência social e habitação

Fala foi em evento em homenagem a um dos fundadores da ocupação Formosa, ainda nos anos 90

Curitiba (PR) |
Ducci em sua fala afirmou que quer criar secretarias de habitação de referente à assistência social - Pedro Carrano

No domingo (4), na associação de moradores da Vila Formosa, localizada no bairro Novo Mundo, ocorreu a homenagem a um dos fundadores da ocupação, ainda nos anos 90.

Jairo Graminho é considerado um militante histórico, falecido em 2021, deixou recentemente 24 filhos e um legado de quem fundou associação de moradores, Partido dos Trabalhadores, entre várias lutas. Na sede da associação, por exemplo, fica a chamada zonal do partido no bairro Portão. A rua e a comunidade tem tradição de voto petista.

A vila Formosa dá nome à região que abriga outras comunidades, caso da Canaã, Ferrovila, São Jorge, Maria e Uberlândia. Ali, desde 2020, foi criada uma experiência de União de Moradores e Trabalhadores (UMT).

Na homenagem a Graminho, Luciano Ducci (PSB) esteve presente. Confirmado como candidato em aliança com a Federação Brasil da Esperança, que abriga PT, PC do B e PV, e com Goura, do PDT, na vice, comprometeu-se que numa eventual gestão sua não haveria despejos forçados, como ocorreu recentemente com a ocupação Tiradentes II, mesmo em meio às negociações com a Cohab.

"Despejo zero, para não deixar as famílias abandonadas na rua, água e luz nas comunidades, e conseguir um projeto grande, robusto, com dinheiro pra implantar aqui (programa de moradia)", afirmou, mencionando o desejo de uma secretaria voltada para moradia e uma secretaria para assistência social.

Edição: Lucas Botelho