Paraná

ELEIÇÕES

Ducci e Goura se consolidam como candidatos da Frente Ampla para a prefeitura de Curitiba

Convenções confirmam aliança entre partidos e lançamento da chapa com Goura como vice-prefeito

Curitiba (PR) |
Luciano Ducci (PSB) e Goura (PDT) em convenção do PT. - Foto: Reprodução/ Instagram Luciano Ducci

O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou no último sábado (20), durante convenção em Curitiba, o apoio à pré-candidatura do deputado federal Luciano Ducci (PSB) à prefeitura da capital paranaense.

Além disso, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) Nacional aprovou nesta quarta-feira (24) a participação do PDT de Curitiba na Frente Ampla Democrática, formada pelo PSB e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). Com essa decisão, o deputado estadual Goura (PDT) será homologado candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Ducci. A convenção para homologar a candidatura ocorreu sábado (27).

Já a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) será realizada no domingo (28) a partir das 8h, no Clube Dom Pedro II. Às 10 horas será realizada uma coletiva de imprensa para o anúncio oficial da chapa Luciano Ducci e Goura. 

“Eu garanto para vocês que está tudo muito bem encaminhado, tudo muito harmonizado (…) para que a gente possa celebrar essa composição e que, eu tenho certeza, vai para o segundo turno e vai vencer as eleições de Curitiba”, afirmou o deputado durante o evento.

“A gente sabe que a extrema direita segue avançando com sua pauta  retrógrada. E Curitiba, infelizmente, tem um destaque negativo nessas  questões e acabamos sendo uma espécie de vanguarda do atraso. Mas muita  gente esquece que Curitiba é também resistência, é luta. E, por isso, essa  aliança é necessária, a unidade é necessária. Mas uma unidade que seja  pautada no compromisso de políticas públicas, numa perspectiva de cidade,  numa visão de cidade”, argumentou Goura ao justificar a decisão de compor a chapa com Luciano Ducci.

O PT anunciou que atuará junto ao Partido Verde (PV) e do PCdoB, pela Coligação Brasil da Esperança, em apoio a Ducci e Goura para a prefeitura. O presidente do PT em Curitiba, vereador Angelo Vanhoni, declarou em entrevista a Gabriel Carriconde, do Brasil de Fato PR, que vê a candidatura de Ducci como uma boa opção, desvinculada do grupo político de Rafael Greca e Ratinho Jr., e inserida no campo da Frente Ampla Democrática para enfrentar o bolsonarismo. “Eu não vejo problema nisso”, diz ele. 

Além disso, o pré-candidato Luciano Ducci se considera o candidato do presidente Lula (PT) à prefeitura de Curitiba. “Estou muito feliz com o presidente Lula e a deputada federal Gleisi Hoffmann me apoiando, isso dá uma força muito grande para a nossa caminhada aqui em Curitiba”, disse Ducci.

Ele afirma que vinha trabalhando desde o ano passado para buscar um caminho comum entre os partidos que o apoiaram. Ducci acredita estar totalmente alinhado com as políticas dos partidos e, segundo ele, as propostas atendem às expectativas dos moradores de Curitiba.

O candidato afirma ainda não temer perder o apoio dos eleitores conservadores da cidade. “Esse temor vai ser vencido com a apresentação das nossas propostas, que são boas e consistentes”, disse ele. “Acredito que esse público mais conservador vai entender que a nossa gestão vai ser capaz de concretizar grandes avanços para a cidade.”

De acordo com uma sondagem divulgada pela Paraná Pesquisas, Luciano Ducci aparece com 14,9% das intenções de voto. Ele disputa o segundo lugar na corrida eleitoral com Ney Leprevost (União Brasil), que tem 13,6%; Roberto Requião (Mobiliza), com 12,4%; e Beto Richa (PSDB), com 10,1%. O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera, até o momento, com 24,1% das intenções de voto.

Além de Ducci, Curitiba tem outros nove pré-candidatos à prefeitura. São eles: Andrea Caldas (PSOL), Beto Richa (PSDB), Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).

Edição: Lucas Botelho