A programação do II Festival da Palavra de Curitiba desta quarta-feira (19) oferece uma série de atividades voltadas para a literatura. O evento contará com a participação de autores consagrados como a argentina Liliana Heker, o português Afonso Cruz, além das brasileiras Maria Valéria Rezende e Maria Adelaide Amaral. A maratona literária "24 Horas de Prosa" também inicia, reunindo 48 autores curitibanos.
As atividades principais ocorrerão no Memorial de Curitiba, começando às 9h com o debate "Teatro e Resistência", que contará com Fátima Ortiz, Chico Nogueira e Silvia Monteiro. Em seguida, às 11h, acontece o debate "Uns Clics de Leminski" com Ana Luiza Fernandes e Ivan Justen Santana.
À tarde, o bate-papo "Milvozes" com Alice Ruiz e uma sessão de autógrafos marcam o início das atividades. Liliana Heker, destacada por sua resistência à ditadura na Argentina, falará às 16h. Logo após, o debate "Escrever Hoje" reunirá Afonso Cruz, Yuri Al’Hanati e Rogério Pereira.
O dia de debates no Memorial de Curitiba encerrará com a participação de Maria Valéria Rezende, três vezes ganhadora do Prêmio Jabuti, e Maria Adelaide Amaral, conhecida por suas obras para teatro e televisão. A praça do Memorial também abrigará o espetáculo infantil "A Casa dos Contadores de Histórias" em duas sessões, pela manhã e à tarde.
Oficinas literárias
Simultaneamente, quatro oficinas literárias serão realizadas na Casa Hoffmann e no Solar da Cultura: "Tinta Preta em Papel Branco" com Marcel Malê, oficina de crônicas com Cidinha da Silva, oficina de poesia com Monica Berger, e oficina de poesia para surdos com Negabi Poeta.
24 Horas de Prosa
A maratona "24 Horas de Prosa" contará com a participação de 48 escritores curitibanos, de quarta-feira a sábado, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). Cada autor terá 30 minutos para apresentar suas obras, proporcionando um panorama abrangente da literatura produzida na cidade.
Serviço
II Festival da Palavra de Curitiba - Programação de 19 de junho (quarta-feira)
9h: Teatro e Resistência – Fátima Ortiz, Chico Nogueira e Silvia Monteiro. Mediação: Marta Morais da Costa (Teatro do Memorial)
9h às 12h: Oficina Tinta Preta Em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, com Marcel Malê (Casa Hoffmann)
9h às 12h: Oficina de Poesia, com Monica Berger (Solar da Cultura)
9h30 e 14h30: A Casa dos Contadores de Histórias - Espetáculo infantil da Cia Dos Ventos (Praça do Memorial de Curitiba)
11h: Uns Clics De Leminski – Ana Luiza Fernandes e Ivan Justen Santana. Mediação: Sandra Novaes (Teatro do Memorial)
14h às 17h: Oficina de Crônica, com Cidinha da Silva (Casa Hoffmann)
14h às 17h: Oficina de Poesia para Surdos, com Negabi Poeta (Solar da Cultura)
14h: Milvozes Com Alice Ruiz. Mediação: Danielle Carazzai. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)
16h: Criar a Palavra, com Liliana Heker. Mediação: Julie Fank. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)
18h: Bate-papo “Escrever Hoje”, com Afonso Cruz, Yuri Al’hanati e Rogério Pereira. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)
18h30: Ave Palavra - Peça Teatral (Casa Hoffmann)
20h: Maria Valéria Rezende e Maria Adelaide Amaral. Mediação: Raquel Illescas Bueno. Sessão de autógrafos (Teatro do Memorial)
Edição: Mayala Fernandes