Da página do MST
A Escola Municipal do Campo Profª Sílvia Martins Veigant da Silva, no Assentamento 08 de Junho, em Laranjeiras do Sul, realizou o plantio de 50 mudas frutíferas nativas do bioma Mata Atlântica, como parte das ações da 2ª Jornada da Natureza: Semeando vida para enfrentar a crise ambiental.
A iniciativa foi pensada para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na quarta-feira (5), com o objetivo de desenvolver e fortalecer ações de educação ambiental com intencionalidade pedagógica no contexto escolar. Envolveu a participação das crianças, pais e comunidade, além de contar com o apoio da equipe técnica do CEAGRO (Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia) e da Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná (CCA PR). Bem como do Projeto Ponto de Cultura, da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná em convênio com a Itaipu Binacional.
Além do plantio de árvores, foi iniciada a construção de uma horta agroecológica na escola, também com o apoio destes parceiros e com a contribuição e participação da comunidade.
A atividade também faz parte do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que tem como desafio plantar 100 milhões de árvores nas áreas da Reforma Agrária Popular até 2030.
Edição: Mayala Fernandes