Paraná

Educação

Oficinas do projeto Impacta-Lab em Paranguá impulsionam debate sobre novas economias na região

A cidade reúne representantes para pensar a geração de novos negócios, com foco na resolução de problemas sociais

Curitiba (PR) |
A 1ª edição reuniu atores estratégicos de várias áreas, com ênfase no campo do turismo - Foto: Divulgação

Nete mês de maio, Paranaguá receberá as oficinas do projeto Impacta-Lab, promovidas pelo Instituto Ecoe, com o intuito de fomentar discussões sobre abordagens econômicas alternativas para a região. Essas oficinas de investigação buscam reunir uma variedade de atores, incluindo líderes de comunidades tradicionais, autoridades públicas, representantes acadêmicos, empreendedores e membros da sociedade civil. O objetivo é mapear desafios e oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios, com foco na resolução de questões sociais e ambientais em Paranaguá e região.

As oficinas são divididas em três edições, cada uma direcionada a uma das economias estudadas pelo projeto Panorama das Economias de Impacto de Paranaguá: São elas : economia laranja (economia criativa), economia azul (economia marítima) e economia verde (economia sustentável).

Na primeira edição, realizada em 25 de abril, participantes de diversos setores, com destaque para o turismo, produção artística e cultural, e produção audiovisual, se reuniram para discutir estratégias de desenvolvimento.

As próximas duas oficinas estão programadas para os dias 16 e 23 de maio, no Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR). Embora cada uma aborde um tema específico, todas serão conduzidas com a metodologia de integração das três economias.

As inscrições para as próximas oficinas já estão disponíveis e são gratuitas e limitadas. No dia 16, será abordado o tema Economia do Mar e, no dia 23, o tema será Economia Verde.

Além disso, como parte do evento, o ISULPAR está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, solicitando itens como alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, além de colchões e cobertores.

Panorama das economias de impacto de Paranaguá

Essas oficinas são uma iniciativa integrante do Panorama das Economias de Impacto de Paranaguá, que visa mapear oportunidades e desafios para o fomento de novas abordagens econômicas na região. Financiado pelo Programa Coalizão pelo Impacto, o projeto é realizado pelo Instituto Ecoe, com apoio técnico do Instituto Federal do Paraná campus Paranaguá, além de outras organizações locais.

Rafael Souza, Diretor-presidente do Instituto Ecoe e coordenador da pesquisa, destaca a importância do engajamento da comunidade para construir um futuro sustentável para Paranaguá. "Nossa riqueza ambiental e cultural, se bem cuidada, pode se tornar exemplo para o mundo de como integrar geração de renda com justiça social e conservação ambiental", afirma Souza.

A pesquisa, que inclui entrevistas com especialistas e um questionário para empreendedores locais, continua até junho. Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Ecoe.

Serviço

Impacta-Lab 2 - Economia Azul

Evento Gratuito - Vagas Limitadas

Dia: 16 de maio

Horário: 14h - 17h30

Local: Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR).

Mais informações e inscrições: - https://bit.ly/impacta-lab2_economiaazul

Impacta-Lab 3 - Economia Verde

Evento Gratuito - Vagas Limitadas

Dia: 23 de maio

Horário: 14h - 17h30

Local: Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR).

Mais informações e inscrições: - https://bit.ly/impacta-lab3_economiaverde

Edição: Mayala Fernandes