Paraíba

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Representantes do Fórum Estadual de Economia Solidária da PB pressionam Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano por melhor gestão da política

Na manhã desta terça, representantes chegaram a ocupar Secretaria em busca de adiantar reunião com Pollyanna Dutra

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Ocupação da SEDH-PB na manhã desta terça-feira (30). - Foto: Arquivo pessoal.

Representantes dos territórios do Agreste, Sertão, Brejo e Zona da Mata do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba ocuparam, na manhã desta terça-feira (30), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH-PB). Os manifestantes haviam requisitado uma reunião com secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, e com a secretária de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Priscilla Aires, para tratar sobre a gestão da política de economia solidária no estado.

Na pauta, estavam a urgência da convocação das conferências territoriais de economia solidária e a assinatura do Programa Manuel Querino, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), projeto que destina R$ 5 milhões para formação e criação de empreendimentos solidários na Paraíba. Sem a assinatura do convênio, havia o risco do estado da Paraíba perder o recurso do programa. Com o movimento, os representantes conseguiram a reunião com a secretária Pollyanna Dutra, como também o encaminhamento das demandas.


Reunião com a secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, nesta terça (30), em João Pessoa. / Foto: Arquivo pessoal.

“O resultado da nossa audiência com a secretária foi positivo. A nossa reunião estava marcada para as 16h, mas a gente pediu para antecipar, dado que a participação da comissão que veio do Sertão, do Agreste e do Brejo precisava voltar. Então, a secretária antecipou a reunião e veio nos atender. Discutimos todas as pautas que estavam pendentes e ficamos de, a partir de agora, encaminhar várias questões", conta Fátima Araújo, professora e integrante da executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba.

"A gente deu prioridade à realização das conferências, a secretária vai convocá-las; e ao programa Manuel Querino, que era uma demanda nossa, ela [a secretária Pollyana Dutra] vai entrar em contato com o IFPB, para fazer o convênio. Nossas pautas estão em início de atendimento. A gente vai continuar a discutir e planejar a política pública de economia solidária aqui no estado. Então, para nós foi satisfatório o nosso movimento hoje”, acrescenta a professora. De acordo com ela, o IFPB vai fazer a gestão do Programa Manuel Querino.


Representantes do Fórum Estadual de Economia Solidária, na frente da SEDH-PB, localizada na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, em João Pessoa. / Foto: Marcos Freitas.

Conferências territoriais de economia solidária

Segundo o Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, a partir das convocatórias da secretária de Desenvolvimento Humano, as conferências territoriais da Paraíba serão realizadas em maio e junho. Em maio serão duas conferências (a da Zona da Mata e a do Agreste), já em junho ocorre a conferência do Sertão e a do Brejo. A Conferência Estadual de Economia Solidária da Paraíba está programada para dezembro.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa