Paraná

AGENTES DE DIREITOS

Promotoras Legais Populares abrem turmas em Colombo, Pinhais e Curitiba (PR)

O início do curso é dia em 20 na capital de maio e 27 de maio em Colombo

Curitiba (PR) |
Desde 2013, projeto ganha força, envolve lideranças, mulheres de comunidades e movimentos populares - Betina Juglair

Desde 2012, no Paraná, o curso Promotoras Legais Populares (PLPs) se consolida na formação de lideranças comunitárias e de movimentos populares sobre os direitos das mulheres e os serviços de proteção.

De Curitiba, as PLPs ganharam Colombo e este ano previsão para Pinhais.

Continuam abertas as inscrições até o dia 27 de maio para a turma de Promotoras de Colombo, organizada pela Coletiva PLPs Perifa.

Para agosto, está prevista a primeira turma em Pinhais, região metropolitana.

Já o curso na capital ocorre na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Santos Andrade, com início apontado para 20 de maio e com inscrições abertas até dia 30 de abril.

A professora do curso de Direito da UFPR, Clara Borges, explica o caráter de curso de extensão da universidade, que conta com certificação e que tem como público-alvo "mulheres periféricas, líderes comunitárias, com influência em suas comunidades".

Com encontros semanais todas às segundas-feiras, das 19h às 21h, Clara ainda aponta uma metodologia de diálogo estabelecido entre mulheres, das educandas às facilitadoras dos espaços do curso:

"Temos a facilitação normalmente de mulher dos movimentos sociais ou que trabalha com assistência da mulher, que tenha proximidade com essa pauta das mulheres. O objetivo é formar agentes, compartilhando conhecimento e que apoie mulheres a buscar conhecimento sobre seus próprios direitos", aponta, reforçando a síntese entre o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico.

PLPs Perifa

Em Colombo, a experiência é recente, também como extensão da UFPR. A primeira turma foi organizada em 2023, formou 14 mulheres, e este ano haverá mudanças previstas, “Ano passado era no sábado, e agora será na segunda à noite. Normalmente há mulheres que trabalham no sábado, então tivemos que nos estruturar melhor, para acompanhar melhor”, explica Caroline Fernanda Mendes da Luz, professora de educação infantil na prefeitura de Colombo, uma das organizadoras do curso.

Um dos principais segmentos que buscou o curso foram as servidoras municipais, sobretudo de assistência social, devido à divulgação entre os CRAS, explica Caroline. “As funcionárias estão mostrando interesse. Também mulheres migrantes, que fizeram inscrição, mas o curso é aberto a todas as mulheres, porém, a gente percebe esse interesse”, completa.

A Coletiva PLPs Perifa é coordenada por mulheres da próprio região, de forma autônoma, com representante na rede nacional. "Participamos de evento nacional, somos independentes do poder público, mas nossas parcerias são fundamentais, como a universidade e o Cefuria por exemplo, nossa organização é feita com mulheres voluntárias e alunas até o momento", completa Caroline.

Experiência completa mais de uma década

Como já havia informado reportagem da repórter Lia Bianchini, do Brasil de Fato Paraná, após 10 anos com um curso fixo anual em Curitiba, as Promotoras Legais Populares (PLP's) deram início a uma turma em Colombo, em 2023.

Com a bem sucedida experiência das PLP's Perifa Colombo, a formação chegará também a Pinhais, em 2024 e 2025, agora com apoio do Ministério das Mulheres.

Desde 2013, o curso fixo de Curitiba — que é um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) — acontece no Prédio Histórico da instituição, no Centro da cidade, no período noturno.

Multiplicação do conhecimento

O projeto Promotoras Legais Populares existe em diferentes estados brasileiros, desde 1992. No Paraná, além de Curitiba, já existia também uma turma de PLP’s em Foz do Iguaçu. Em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, cursos de PLP’s acontecem em diferentes cidades. E esse é também o objetivo das PLP’s Perifa. 

Serviço

PLP Curitiba, RM e Litoral - Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/mgvbBa1HGu6v9Kuo9Instagram 

PLP Colombo - Link do formulário de inscrição

Edição: Lucas Botelho