Paraná

DENÚNCIA POPULAR

Em pleno período de dengue, bairros denunciam mato alto e água acumulada em Curitiba

"Estamos correndo atrás de roçada desde o ano passado"

Curitiba (PR) |
No Tatuquara, em dia de calor intenso, há focos de água parada no jardim Bela Vista - Pedro Carrano

Nos últimos meses, o Jardim Bela Vista, no bairro Tatuquara, não tem feito jus ao nome.

Afinal, ali e noutros pontos de bairros de Curitiba, a situação é de abandono de terrenos, locais à beira de mata ciliar, parques, campinhos. Em tempos de muito valor e disseminação da dengue, o quadro é, no mínimo, perigoso.

“Estamos sofrendo com o mosquito da dengue, está terrível o mato, cresceu muito, a prefeitura não manda ninguém para vir limpar, quando vem é serviço terceirizado, pela beiradinha (do córrego) e vai embora”, denuncia a moradora Denise, há anos vivendo na região.

Estamos correndo atrás de roçada desde o ano passado, de tanto reclamar, afirma Maura Silva, moradora há seis anos de antiga área de ocupação. Já Marli da Silva Santos reclama da água parada, em meio ao sol da semana passada e do surto de dengue no Paraná e no Brasil.


Há pontos críticos na comunidade Bela Vista, mas também aqueles nos quais moradores cuidam bem do espaço / Pedro Carrano

Outros bairros

A reportagem do Brasil de Fato Paraná verificou também que praças noutros bairros apresentam situação semelhante. Caso do bolsão Formosa, no bairro Novo Mundo, onde a reportagem constatou a mesma situação, por exemplo, no jardinete Arthur Johannes Liebold, no Novo Mundo, localizado entre

O mato estava pela altura da cintura.


Em jardinete no Novo Mundo, o mato estava pela cintura / Pedro Carrano

Outro lado

A reportagem do Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa da secretaria Municipal de Meio Ambiente, que emitiu o seguinte comentário:

"Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão até o local para fazer vistorias e tomar as medidas cabíveis".

 

Edição: Mayala Fernandes