Paraná

EDUCAÇÃO

MST e Instituições de Ensino Superior se unem na 11ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular

O lançamento oficial está agendado para a próxima quarta-feira (20)

Curitiba (PR) |
11º Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, com o lema "MST: 40 anos de Luta e Construção!" - Imagem: Divulgação / MST

Entre os meses de abril e junho, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em colaboração com diversas Instituições de Ensino Superior, professores universitários, organizações sociais e movimentos populares da Via Campesina Brasil, promoverá a 11ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular (JURA).

Neste ano, a JURA apresenta o lema: “MST: 40 anos de Luta e Construção!”. A jornada celebrará as quatro décadas de resistência do MST e seu papel central na luta pela terra, destacando sua posição como um dos movimentos populares mais proeminentes da América Latina.

A JURA é fruto dos esforços coletivos de mais de uma década entre universidades e movimentos populares que lutam pela democratização da terra no Brasil. É também a expressão, no âmbito das universidades públicas, da Jornada Nacional de Luta (também conhecida como “Abril Vermelho") que se realiza todos os anos para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás, em 1996, quando 21 trabalhadores Sem Terra foram cruelmente assassinados por defender seus direitos.

O lançamento oficial da JURA está agendado para a próxima quarta-feira (20), e ocorrerá um evento virtual nas redes sociais por meio da hashtag #NaUniversidadeComMST.


*com informações do mst.org.br

Edição: Lucas Botelho