Paraná

EDUCAÇÃO EM GREVE

Reconhecendo ambiente democrático, mas cobrando avanços, servidores das universidades federais entram em greve

Após sete anos de congelamento, servidores técnico-administativos da UFPR, UTFPR e Unila focam na retomada de carreira

Curitiba (PR) |
Castagna, do comando estadual de greve: melhor ambiente democrático, mas cobrança por mais avanços - Foto: Divulgação / Sinditest-PR

Desde o dia 11 de março, os servidores técnicos administrativos em educação (TAEs) entraram em greve na UFPR, UTFPR e Unila, reunindo todas as manhãs o comando de greve, às 9 horas, e às terças e quintas as assembleias do segmento, discutindo pautas locais e nacionais.

Nacionalmente, os TAEs constituem uma das 64 carreiras administrativas do poder executivo federal. São aproximadamente 133 mil servidores ativos e 69 mil servidores aposentados.

Até este momento, mais de 50% da base da federação nacional (Fasubra) e em 30 universidades pelo país os servidores já deflagraram a greve.

Servidores do comando de greve reconhecem a importância da mudança de governo, classificando o período do governo Bolsonaro como autoritário e de total congelamento nos bolsos. Agora, porém, querem mais avanços do governo Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.

“A greve está muito forte, no Hospital de Clínicas também, com participação de 500 pessoas na assembleia (que deflagrou o movimento)”, afirma Evandro Castagna, servidor público e integrante do comando de greve.

Castagna complementa sobre o sentido da greve, mesmo em um momento delicado da conjuntura, com pressão por parte da extrema direita e da mídia empresarial sobre o governo:

"O governo foi eleito colocando a educação como prioridade. E quem garante que a educação aconteça são os servidores públicos da educação, nossa briga é essa, que a educação de fato seja valorizada, como parte fundamental para que funcione no pais, que cumpra esse compromisso com os trabalhadores da educação, temos consciência do governo fascista que nós tínhamos, do papel ruim que cumpriu Bolsonaro", aponta.

Pauta na carreira

A pauta do movimento, de acordo com Castagna, está focada na recomposição salarial. E, principalmente, na retomada de uma política de carreira para os servidores, de maneira a contemplar a totalidade da categoria. Servidores pedem reposições salariais da ordem de 10,34% ao longo de três anos.

“O governo Lula abriu mesa de negociação – o ministro da Educação chamou a Fasubra para conversar e pediu 30 dias. Já tínhamos indicativo de greve no dia 11 de março, então vamos conversar, mas em greve”, aponta o integrante do comando de greve no Paraná.

A carreira está com salários congelados há mais de sete anos e sem horizonte até então de reforma no seu plano de carreira. De acordo com página do Partido Comunista Brasileiro (PCB - PR), houve em anos recentes o aumento de 85,4% de taxa de desligamentos (exoneração a pedido do próprio servidor) em relação ao número de ingressos na categoria.

“Estamos com uma carreira não atrativa, com piso salarial baixo, do Temer para cá nossa defasagem salarial ficou em 40%, e a PEC da transição do atual governo garantiu 9% de recomposição e pequena reposição no auxílio saúde, creche, reposição no auxílio alimentação”, aponta, reconhecendo o espaço mais arejado do atual governo, mas cobrando avanços. “Nosso salário é muito baixo. Um trabalhador que entra com menos de dois salários mínimos”, afirma Castagna, elencando que, ao lado da Fasubra, há a chance nos próximos dias de adesão do Sinasefe, que aglutina servidores federais dos IFes, e do Andes, que organiza os professores.

 

Edição: Mayala Fernandes