Paraná

Coluna

As mulheres atleticanas não vão se calar

Imagem de perfil do Colunistaesd
Protesto de atleticanas no ato 8M em Curitiba - Foto: Lia Bianchini
Direção do Athletico faz uma afronta às mulheres ao contratar Cuca na semana do Dia da Mulher

Nas manifestações do 8 de Março, em Curitiba, as mulheres atleticanas estiveram nas ruas para denunciar a contratação do novo técnico do clube, Cuca — condenado por abuso sexual de uma menor de idade.

A direção do Athletico faz uma afronta às mulheres, já que decidiu bancar a contratação do treinador e o anuncia na semana do Dia Internacional da Mulher.

Estar nas ruas denunciando a contratação do Cuca significa lutar pela vida de todas nós! E ainda dizer que nós, mulheres, não vamos nos calar, apesar de estarem fazendo esse movimento, tendo em vista que as torcedoras que se manifestaram nas redes sociais estão sofrendo ataques e ameaças privadas e públicas em redes sociais, além de ligações telefônicas ameaçadoras, com menção à localização de setor e cadeira dentro do estádio.

Nós amamos o futebol! Dedicamos horas das nossas vidas — mesmo fazendo tripla jornada muitas vezes — ao futebol. Mas o futebol não nos ama e não nos respeita.

Mulheres são forjadas na luta e por isso seguiremos ocupando espaços e nos manifestando.

*Giovanna Viola é bacharel em Direito, comunicadora popular, militante do Movimento Feminista e do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Pesquisa sobre a resistência e luta das mulheres no futebol.

**Este é um texto de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Lia Bianchini