Paraná

Coluna

Brasil celebra: Aprovação histórica do Sistema Nacional de Cultura

Imagem de perfil do Colunistaesd
O MinC comemora a aprovação pelo Senado Federal, nesta quarta-feira (6), do Projeto de Lei (PL 5206/2023) - Foto: Divulgação MinC / Paulo Cavera
Um dia pra comemorar, viva a Cultura Brasileira!

Uma grande vitória para o movimento cultural brasileiro!" Este é o espírito com que celebramos a histórica aprovação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Senado, um evento notável que coincidiu com a realização da Conferência Nacional de Cultura. Apesar de independentes, ambos os eventos refletem um momento significativo para a cultura do país. A implementação do SNC é um compromisso com a preservação e promoção da rica diversidade cultural do Brasil. Sua aprovação é um testemunho do esforço conjunto de diferentes setores da sociedade, empenhados na valorização da cultura como um pilar do desenvolvimento nacional.

 

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é uma estrutura que visa organizar e fortalecer as políticas culturais no Brasil. Abaixo estão alguns dos pontos chave e estruturantes deste sistema:

 

1. Integração e Colaboração: Promove a cooperação entre governos federal, estaduais e municipais para desenvolver políticas culturais.

 

2. Participação Social: Incentiva a participação da sociedade civil na formulação e acompanhamento das políticas culturais.

 

3. Sistema Descentralizado: O SNC tem um caráter descentralizado, respeitando as especificidades e diversidades regionais.

 

4. Financiamento da Cultura: Estabelece diretrizes para o financiamento de iniciativas culturais, incluindo a distribuição de recursos.

 

5. Plano Nacional de Cultura: Inclui a elaboração de planos de cultura em níveis federal, estadual e municipal, com metas e estratégias a longo prazo.

 

6. Indicadores Culturais: Desenvolvimento de indicadores para monitorar e avaliar as políticas e ações culturais.

 

7. Fomento à Diversidade: Visa a proteção e promoção da diversidade cultural brasileira, incluindo as manifestações locais e de grupos minoritários.

 

8. Formação e Capacitação: Incentiva a formação e capacitação em gestão cultural.

 

9. Integração com Outras Políticas: Busca a integração com políticas de educação, turismo, desenvolvimento social, entre outras.

 

10. Conselhos de Cultura: Previsão de conselhos de cultura para promover a gestão democrática e participativa.

 

O SNC é um sistema abrangente que procura equilibrar os interesses culturais em todo o território brasileiro, respeitando a pluralidade e promovendo o acesso à cultura.

 

Um dia pra comemorar, viva a Cultura Brasileira!

Edição: Lucas Botelho