Rio de Janeiro

Epidemia

Observatório Dengue RJ reúne informações sobre combate à doença no estado

Plataforma on-line disponibilizada no site da Secretaria de Estado de Saúde mostra o cenário epidemiológico

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A plataforma permite consulta rápida por meio do mapa do Estado do Rio em relação aos casos e mortes por dengue - Foto: Divulgação Fiocruz

Com a epidemia da dengue se alastrando por todo o estado, o governo do estado criou a plataforma Observatório Dengue RJ, que traz dados atualizados sobre o combate à doença. A plataforma digital hospedada no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES) já está disponível para consultas on-line por parte dos gestores públicos e da sociedade civil. A ferramenta é resultado do trabalho realizado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS), que mantém equipe técnica 24 horas por dia, dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue nos 92 municípios do estado.

Leia também: Município do Rio inicia vacinação contra a dengue em crianças de 10 anos

A plataforma permite consulta rápida por meio do mapa do Estado do Rio. São seis categorias de consulta que desenham um retrato do quadro atual: UPAs estaduais com atendimento ampliado, atendimentos nas unidades municipais, decreto de emergência das prefeituras; municípios atendidos; cidades com solicitação de auxílio e com óbitos confirmados. Ao clicar em uma das opções, é possível saber quem recebeu, por exemplo, apoio para implantação de centros de hidratação.

O aumento dos casos de dengue levou o governo a decretar epidemia no Rio de Janeiro. Até o momento, segundo o painel de Arboviroses do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), são 79.525 casos, com nove óbitos (dois na capital, um em Cachoeiras de Macacu, um em Itatiaia, um em Resende, um em Mangaratiba, um em Três Rios, um em Barra do Piraí e um em Volta Redonda).

Segundo a SES, a atuação do governo do estado aparece em parceria com as prefeituras. Entre as ações do Plano Estadual de Combate à Dengue estão o treinamento de 2 mil profissionais de saúde. "Além disso, foram criados 22 polos de hidratação, sendo 11 em UPAs estaduais, além de mais 11 em parceria com os municípios. Há mais 12 pedidos em análise pela secretaria, que possui capacidade para acomodar até 80 polos de hidratação em todas as regiões do estado", disse a secretaria em nota.

No último dia 22 de fevereiro, o estado recebeu a primeira remessa de vacina contra dengue do Ministério da Saúde, destinada à faixa etária de 10 e 11 anos. A vacinação já está ocorrendo por fases e vai atingir o público até 14 anos. Para o município do Rio foram destinadas 141.710 doses; para Nilópolis, 3.080; Duque de Caxias, 21.113; Nova Iguaçu, 20.320; São João de Meriti, 10.806; Itaguaí, 3.365; Magé, 6.218; Belford Roxo, 12.709; Mesquita, 4.179; Seropédica, 2.159; Japeri, 2.517; e Queimados, 3.740.

Edição: Mariana Pitasse