Paraná

Coluna

Frente Ampla com Federação Brasil da Esperança une forças para derrotar bolsonarismo e fortalecer a democracia

Imagem de perfil do Colunistaesd
"A Frente Ampla precisa se capilarizar por todo o estado, construindo um projeto político que atenda às necessidades específicas de cada município" - Orlando Kissner / Alep
Arilson Chiorato responde o BDF PR: "O PT deve ter candidatura própria à prefeitura de Curitiba?"

As eleições municipais de 2024 representam um momento crucial para o futuro do Brasil. A vitória do bolsonarismo, em 2018, gerou um retrocesso social e político sem precedente, ameaçando as bases da nossa democracia. Diante desse cenário, a construção de uma Frente Ampla com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) se torna fundamental para unir forças e superarmos os desafios que são fundamentais na defesa da democracia.

A Frente Ampla não surge do nada. Ela é fruto de um processo histórico de resistência e luta pela democracia, que teve como marco inicial a vitória contra o bolsonarismo nas eleições presidenciais de 2022. A partir desse momento, consolidar a democracia se tornou uma responsabilidade coletiva, exigindo a união de diferentes partidos e setores da sociedade civil.

Para fortalecer a Frente Ampla é fundamental ampliar o diálogo e buscar alianças com outros partidos que defendem a democracia e o desenvolvimento social. O PDT, PSB, a Federação Rede/Psol, entre outros que estejam dentro dessa linhagem de pensamento, são exemplos de partidos que podem contribuir significativamente para a construção de um projeto político alternativo ao bolsonarismo. E frear o lavajatismo na política e vencer o ratismo no Paraná.

Nas eleições municipais de Curitiba, a Frente Ampla deve apresentar pré-candidatas e pré-candidatos de todos os partidos que a compõem. A partir de um diálogo aberto e transparente será possível definir o nome que terá melhores condições de liderar a disputa contra o bolsonarismo, o lavajatismo, o ratismo e os malefícios por eles produzidos.

A experiência de Curitiba deve ser exemplo para a expansão no maior número possível de cidades do Paraná. A Frente Ampla precisa se capilarizar por todo o estado, construindo um projeto político que atenda às necessidades específicas de cada município. Que tenha como espinha dorsal a defesa de políticas públicas que mudem a vida das pessoas na ponta, como nas áreas de saúde, educação, segurança e emprego. Afinal, as pessoas vivem nos municípios.

A construção da Frente Ampla não se limita às eleições de 2024. Ela deve ser vista como um projeto de longo prazo, com o objetivo de fortalecer a democracia brasileira e construir um país mais justo e igualitário. As eleições de 2026 serão um novo teste para a Frente Ampla e o sucesso dependerá da capacidade de manter a coesão e apresentar um projeto político sólido e convincente à população.

A Frente Ampla é um chamado à ação para todos os brasileiros que defendem a democracia, os direitos sociais e o desenvolvimento sustentável. É hora de unirmos nossas forças e construirmos um futuro melhor para o nosso país, para os estados e para as nossas cidades.

Por um projeto em 2024, que alicerce o de 2026, numa plataforma de manutenção da democracia e com um projeto explícito do seu conteúdo programático na plataforma social, ambiental, cultural e econômica popular.

 

Edição: Pedro Carrano