Paraná

Coluna

Romeu Bertol: o nome do SUS de Curitiba

Imagem de perfil do Colunistaesd
Romeu foi fundamental para a consolidação do Programa de Saúde da Família (PSF) - Divulgação
Até os dia de hoje a Vila das Torres tem uma unidade básica de saude só pra si, com equipe completa

Em janeiro deste ano, 2024, perdemos o grande médico e professor, dr Romeu Bertol. Foi o responsável por eu nascer com saúde, fez meu pré-natal entre 1998 e 1999, enquanto minha mãe estava grávida, e, depois de nascido, foi responsável pela minha saúde até um pouco antes da sua aposentadoria, em 2017, dando espaço a outra grande médico e professor, o dr Francisco Carlos Mouzinho de Oliveira. E isto tudo na Unidade Básica de Saúde Capanema, que compreende a Vila das Torres, que, diga-se de passagem, é referência em saúde da família.

O nome por trás disto é o do grande Romeu Bertol, que exerceu um papel significativo na introdução e desenvolvimento da Estratégia de Medicina da Família no estado do Paraná. Além disso, ocupou o cargo de direção no Centro de Saúde da Prefeitura de Curitiba por um tempo, e digo, ele representa muito bem os servidores da saúde de Curitiba, dedicados por fazer do SUS o sistema que é, mesmo com todos os problemas de precarização.

Como superintendente da Secretaria Municipal de Saúde na época, Romeu foi fundamental para a consolidação do Programa de Saúde da Família (PSF). Nos anos de sua carreira, encontrou satisfação em sua função como médico de família. Reconhecido por sua habilidade clínica, ele possuía uma abordagem única para estabelecer e manter laços com a comunidade da Vila das Torres, onde serviu por 19 anos. Jamais esquecerei daquele médico que me esperava com uma bandeira de Cuba e da China em seu ventilador de teto e que perguntava por toda a minha família.

Além de suas habilidades profissionais, Romeu era conhecido por seu bom humor, o que tornava o ambiente de trabalho leve e descontraído na sua presença. Sua dedicação à saúde comunitária e seu talento em estabelecer conexões pessoais foram aspectos marcantes de sua contribuição para a medicina e para a comunidade local.

Bertol, durante seus anos de estudante, demonstrou um engajamento destacado na defesa e promoção da democracia, participando ativamente em movimentos e iniciativas nesse sentido.

Sua dedicação e compromisso com a saúde comunitária e com os ideais democráticos se destacam como pilares de sua trajetória profissional e pessoal. É famoso um vídeo seu no Youtube denominado “Comissão Nacional da Verdade em Curitiba: Romeu Bertol” onde ele apresenta como foi sua vida no período ditatorial no Brasil, que foi repreendido, e fala muito sobre sua resistência a governos e regimes de extrema direita. Inclusive, era declarado antifascista, algo incomum de se ver na classe médica nos dias do hoje. Mas existem, e muitos, vide a rede de médicos pela democracia e médicos populares.

O doutor Romel Bertol era amigo do dr Drauzio Varella, e dizia isso em suas consultas, jamais me esquecerei, além disso, era um ser ímpar, era querido com todos, foi um choque a noticia de sua morte na vila, afinal de contas havia se aposentado há pouco tempo. Teve uma vida dedicada à vila, ele foi um dos grandes batalhadores pela sobrevivência da Vila das Torres, o cenário de suas práticas e visões, que teve ótimos resultado, afinal de contas, até os dia de hoje a Vila das Torres tem uma unidade básica de saude só pra si, com equipes completas, mesmo passando por um recente sucateamento.

Romeu Bertol sempre foi um resistente, um militante, um guerrilheiro, sempre se doou pela sobrevivência dos marginalizados pela elite, um revolucionário de alma e profissão.

Infelizmente, no dia 20 de janeiro de 2024, perdemos este grande profissional que fará muito falta. Provavelmente, nos dias recentes ele estaria em êxtase vendo que, de fato, uma nova tentativa golpista que assombrou o Brasil, foi ralo abaixo, e os mandantes estão próximos da prisão.

Essa é a homenagem a este grande profissional, médico, revolucionário, marido, pai, avô e flamenguista.

Doutor Romeu Bertol é eterno para a comunidade da Vila das Torres.

 

**Robert Marques é morador da Vila das Torres, geógrafo pela Universidade Federal do Paraná, integrante dos Agentes Populares de Saúde - Curitiba.

Edição: Pedro Carrano