Rio Grande do Sul

Educação

Terceira edição do Observatório da Educação Pública do RS será lançado nesta terça-feira (6)

Ato acontecerá às 11h no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, no saguão de entrada da Assembleia Legislativa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Observatório analisa, em números e gráficos, os resultados educacionais aferidos pelos diversos sistemas de avaliação cruzando os dados dos últimos dez anos - Foto: Agência Brasil.

A terceira edição do mapa da rede de educacional do estado do Rio Grande do Sul será lançada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), na próxima terça-feira (6), às 11h, no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, no saguão de entrada. Antes do lançamento, na primeira reunião do ano da Comissão de Educação, às 9h, a nova edição do Observatório será apresentada para os deputados e para as deputadas.

:: CPERS denuncia o desmonte da educação e do Estado nas praias e balneários gaúchos ::

O Observatório teve sua primeira edição em 2019 e depois em 2020, também na presidência da deputada, sendo o primeiro no estado a analisar, em números e gráficos, os resultados educacionais aferidos pelos diversos sistemas de avaliação cruzando os dados dos últimos dez anos.

Conforme a deputada Sofia, a produção dos observatórios evidenciam dados e não análises. "A intenção é trazer uma radiografia da educação olhando ao longo do tempo para os indicadores e cruzar os dados de maneira a compreender esse fenômeno social, construtor do ser humano, produtor de valores e signos, receptor das nuances da sociedade e promotor do seu desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Assim, aprender a olhar, a partir de diferentes pontos de vista, pois um dado só será compreendido e traduzido conforme o lugar de onde vem e as relações que estabelece. Também ofertamos à sociedade um retrato possível da educação, de modo a informar suas decisões, inclusive na definição do novo Plano Nacional da Educação e seu desdobramento no Plano Estadual de Educação, que será pauta nesse ano", afirma.
 
No 3º Observatório da Educação Pública do RS, o material reúne dados de diferentes fontes: Secretaria da Fazenda do Estado, Secretaria da Educação, Secretaria de Planejamento e Gestão, MEC, INEP, Ministério Público e entre outras instituições. 


Edição: Marcelo Ferreira