Paraná

Corrupção

Julgamento que pode cassar Sergio Moro começa em 19 de fevereiro

Ações apontam indícios de crimes como abuso de poder econômico e caixa dois no período pré-campanha eleitoral de 2022

Curitiba (PR) |
TRE-PR analisará em conjunto duas ações protocoladas pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e pelo PL - Lula Marques

O Tribunal Eleitoral Regional do Paraná (TRE-PR) marcou o início do julgamento que pode cassar o mandato de Sergio Moro (União) para o dia 19 de fevereiro.

O TRE-PR analisará em conjunto duas ações protocoladas pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e pelo PL. Entre os crimes de que acusam o senador estão abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos, apropriação indébita eleitoral pelo uso indevido de recurso do fundo partidário em benefício pessoal e privado, falsidade com fins eleitorais pela prática de "Caixa Dois" e crimes comuns, como lavagem de dinheiro.

O presidente do PT no Paraná, Arilson Chiorato, afirmou que a expectativa do partido é positiva em relação à cassação, pois há provas e evidências "gritantes" de que os crimes foram de fato cometidos.

"A gente espera que a justiça seja feita, que ele tenha seu mandato cassado e responda por todos os crimes praticados nesse processo. A lei vale para todos, ninguém está acima da lei, inclusive aqueles que achavam e propagavam essa missiva", disse Chiorato.

O Ministério Público também já se manifestou, concordando que houve "emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral", fazendo com que "a lisura e legitimidade" do pleito ficassem comprometidas.

Edição: Lia Bianchini