Paraná

Coluna

Primeira pessoa na história do futebol a ser imortalizada e ainda estar em atividade é uma mulher

Imagem de perfil do Colunistaesd
A partir da próxima temporada, a premiação do gol mais bonito do futebol feminino se chamará "Prêmio Marta" - Foto: Agência Brasil
Nossas próximas gerações saberão quem foi Marta Vieira da Silva

Marta Vieira da Silva foi imortalizada pela Fifa, entidade máxima do futebol, no prêmio TheBest. A partir da próxima temporada, a premiação do gol mais bonito do futebol feminino se chamará "Prêmio Marta".

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a atacante do Orlando Pride, dos Estados Unidos, já disputou seis Copas do Mundo. É a maior artilheira, entre homens e mulheres, da história das Copas, com 17 gols. Com a seleção brasileira, jogou 189 partidas e marcou 122 gols. Pelo Brasil, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, além da Copa América de 2003, 2010 e 2018. Além disso, foi vice-campeã da Copa em 2007 e ficou com a prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

Em seu discurso de premiação, Marta afirmou que nós mulheres precisamos enxergar um futuro promissor em qualquer atividade de nossas vidas e que devemos buscar diariamente um mundo melhor para todos, sem distinção, buscar igualdade, respeito.

Feito histórico conquistado com muita luta de uma mulher! Nossas próximas gerações saberão quem foi Marta Vieira da Silva.

Edição: Lia Bianchini