Bahia

Cultura popular

Grupo cultural em Barra de Pojuca mantém vivo o tradicional Terno de Reis

Grupo Cultural Espermacete, de Mestra Nildes, mantém a tradição viva desde a década de 1990

Salvador |
Grupo de Mestra Nildes mantém a tradição viva pelas ruas de Barra de Pojuca, em Camaçari (BA) - Claudia Correa

Uma expressão de resistência que integra o patrimônio cultural baiano, representando a religiosidade e a arte popular. Assim pode se definida a trajetória do Grupo Cultural Espermacete (@grupoespermacete). O tradicional grupo de samba de roda do Terno de Reis Espermacete foi fundado por Anatanildes Pereira Bonfim, a Mestra Nildes, em 1995 e é formado por moradores de Barra de Pojuca, em Camaçari, Litoral Norte baiano.

No último sábado (6), o Terno de Reis do Grupo Espermacete se apresentou na 31ª edição da tradicional manifestação da cidade, percorrendo a Rua Filogônio Gomes de Oliveira até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua Elísio Neto Maria, em Barra de Pojuca. O cortejo, com crianças, jovens e idosos da comunidade apresentou danças e músicas em louvor aos três Reis Magos, embalado pelo som do rebolo, caixa, maraca e pandeiro.

A atividade, que contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Camaçari, encerrou o ciclo de festejos natalinos e deu início ao período de celebrações populares da cidade.


Grupo Espermacete foi criado em 1995 por mestra Nildes / Claudia Correa

Os personagens bíblicos Belchior, Gaspar e Baltazar, José e Maria foram representados no desfile por crianças e jovens para lembrar a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, uma antiga tradição católica em muitos estados brasileiros. O evento ainda contou com a apresentação de grupos culturais locais como o samba de roda do Eremim de Parafuso, Tinho e Raiz Nativo e a capoeira do grupo Criança que Ginga e Ginga e Expressão, que encantaram o grande público presente.

Mestra Nildes organizou a festividade que se iniciou em 1991 com a participação de sua mãe, Arlinda Bonfim, e de sua prima, Domingas Bonfim. Ela conduziu a ala de sambadeiras com cânticos e agradeceu a oportunidade de manter viva a folia de Reis, essa expressão de fé e cultura por tantos anos e seu desejo de continuar a tradição. “Alguns jovens se interessam, eles se empenham em aprender a nossa cultura tradicional. Mas além dos jovens, são crianças e senhoras da terceira idade que se dedicam e gostam do que fazem e do que aprendem. É de extrema importância passar a tradição adiante para que nunca morra”, afirmou.


Crianças participam do grupo de Terno de Reis e garantem a continuidade da tradição em Barra de Pojuca / Claudia Correa

Origem

O Espermacete surgiu com o objetivo de realizar um trabalho de inclusão social através da arte e cultura na comunidade de Barra do Pojuca. O nome do grupo é originário de uma substância oleosa, semelhante à cera, extraída da baleia, que antigamente era usada na fabricação de velas.

Atualmente, o grupo é composto por 30 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, e tem participado de diversos eventos, tanto na região como fora do estado.

Edição: Gabriela Amorim