Paraná

Música

Criolo, Zélia Duncan e Fernanda Takai estão na programação da 41ª Oficina de Música de Curitiba

Neste ano, evento faz homenagem aos 80 anos de Paulo Leminski

Curitiba (PR) |
A grande atração reservada para o final da programação é o cantor e compositor Criolo - Foto: Helder Fruteira

A 41ª edição da Oficina de Música abre o calendário cultural de Curitiba, neste ano, com uma homenagem aos 80 anos de Paulo Leminski. O evento acontece de 25 de janeiro a 4 de fevereiro.

Além de 11 dias de cursos, a programação conta com cerca de 200 atrações, entre shows, concertos, sessões de cinema, circuito off em bares e outras atividades. Grandes nomes da música brasileira estão entre as atrações confirmadas, como Fernanda Takai, Zélia Duncan, Criolo, Edgard Scadurra do grupo Ira!, Maria Alcina, banda Jovem Dionísio, além de concertos inspirados na obra de Paulo Leminski.

O palco principal será o Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), que terá grandes espetáculos todas as noites do festival, mas diversos outros espaços culturais da cidade também receberão atrações. Haverá atividades gratuitas e outras pagas, com ingressos que variam de R$ 17,50 a R$ 50.

Obra inédita com poemas de Leminski

O concerto de abertura tem como um dos destaques a apresentação da obra inédita Cantata Poética para Orquestra, Coro e Solistas, com poemas de Leminski. A composição foi encomendada ao músico e produtor Tim Rescala especialmente para a homenagem ao poeta curitibano e será executada pelo coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba.

A poesia e a obra musical de Leminski voltam a ecoar no show da Orquestra À Base de Sopro com a cantora Zélia Duncan e as participações de Estrela Leminski e Téo Ruiz (27/1).

A grande atração reservada para o final da programação é o cantor e compositor Criolo, convidado para se apresentar com as orquestras de MPB formadas por alunos da 41ª Oficina. Os clássicos do samba estarão no repertório do show (3/2). Fechando a programação da Oficina a orquestra sinfônica e o coro de alunos voltam a homenagear Leminski e também os compositores paranaenses Henrique de Curitiba (90 anos de nascimento) e Padre Penalva (100 anos de nascimento).

Palcos espalhados pela cidade

Muitos outros concertos e shows acontecem na Capela Santa Maria, no Teatro do Paiol, no Memorial Paranista e em outros espaços culturais, num total de 16 palcos espalhados pela cidade para celebrar a música neste início de ano. Enquanto o público prestigia a variada programação da 41ª Oficina, estudantes de música de todo o país e de outros países fazem cursos de instrumentos, voz e práticas de conjunto, na sede Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), campus Prado Velho.  

Mais informações sobre inscrições e programação podem ser conferidas no site da Oficina de Música de Curitiba.

Edição: Lia Bianchini